Transparência é fundamental

Editorial

Transparência é fundamental

Atualizado sexta-feira,
13 de Fevereiro de 2026 às 10:21

Transparência é fundamental
(Foto: Jô Folha)

Um estudo feito pelo Tribunal de Contas do Estado mostra que a grande maioria dos municípios, não só da região, mas de todo o Rio Grande do Sul, ainda é pouco transparente em relação às licitações. A verdade é que, até mesmo para quem é especialista, portais da transparência são muitas vezes labirintos, pouquíssimo claros e fáceis de se perder. Criados para dar maior publicidade a todas as movimentações de recursos públicos, eles são uma pedra no sapato de quem quer esconder algo. E, por isso mesmo, o quanto mais claro e acessíveis forem, melhor.

Na edição de quinta-feira (12), o A Hora do Sul também trouxe outra matéria que tange a questão da transparência. A Câmara de Vereadores de Pelotas falha em deixar público os documentos sobre contratação, supervisão e desligamento de estagiários, em contratos que superam os R$ 2 milhões anualmente. A interpretação que fica é que a coisa “corre solta” e um recurso significativo é despejado em algo que não é possível verificar. Também nisso, a publicidade é fundamental para que se possa fiscalizar e monitorar.

Fato é que a transparência ainda é um dos grandes desafios para o combate à corrupção no Brasil. Por mais que políticas públicas sejam implementadas e leis passem para que isso seja trabalhado, há um misto de má vontade com falta de conhecimento sobre os temas. Quando licitações milionárias são escondidas atrás de centenas de cliques e um jurisdiquês pouquíssimo inclusivo, fica fácil que detalhes passem despercebidos. E todos sabem, o diabo mora justamente no detalhe.

Cada centavo do contribuinte deve ser explicado. De onde veio, para onde foi. É seguindo o dinheiro que se compreende quando há o desvio ou o desperdício – um outro problema gritante do nosso país. Quando o cidadão pode enxergar, em cifras, quanto cada braço do poder público teve disponível, quanto gastou e no que gastou, fica mais claro entender quando há absurdos. Por isso mesmo, muita gente torce o nariz. E pelo mesmo motivo que é tão importante avançar.

Acompanhe
nossas
redes sociais