Com a retomada da parceria com a prefeitura e o retorno à data tradicional, o Carnaval de Passarela de Pelotas entra na reta final de organização. A estrutura da passarela já está em fase de conclusão e as senhas de acesso às arquibancadas para a noite de abertura, no sábado (14), estavam praticamente esgotadas. A expectativa é superar a movimentação registrada em 2025.
A parceria entre a prefeitura, a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) e a Liga dos Blocos de Rua e Cordões Carnavalescos de Pelotas foi retomada após 16 anos. Para a presidente da Assecap, Vanessa Veleda, o trabalho conjunto tem sido fundamental para fortalecer os desfiles. “Isso, aliado ao retorno do Carnaval para a data oficial, fez com que as pessoas ficassem mais motivadas, com ensaios mais cheios e uma receptividade muito positiva”, destaca.
Neste ano, a montagem da passarela e das arquibancadas está totalmente a cargo da prefeitura, o que representa um alívio para as entidades carnavalescas. “Fazer essa parceria com a Prefeitura e com a Secult foi a melhor decisão, porque muita responsabilidade estava recaindo somente sobre a Assecap”, avalia Vanessa.
Já na terça-feira (10), a instalação das arquibancadas estava praticamente finalizada. A expectativa é de uma estrutura ampliada em relação ao ano passado. “Teremos uma bela passarela, com projeto novo, praça de alimentação, iluminação reforçada e a presença de todas as forças de segurança. Queremos proporcionar uma grande festa para os pelotenses e também para os turistas”, reforça.
Nos barracões, o trabalho também segue intenso. Segundo Vanessa, as escolas de samba estão se preparando desde meados de 2025, já projetando o retorno do Carnaval para fevereiro. “As escolas não podem depender apenas da subvenção. Por isso, o trabalho com festas, almoços e eventos tem sido constante e com bom retorno. Algumas escolas, inclusive, já estão nos últimos ensaios”, conta.
Público e programação
Em relação ao público, a presidente relembra os resultados positivos da edição passada. “As arquibancadas, especialmente no dia das escolas de samba, superaram as expectativas. Faltou lugar. Esse foi o ponto alto”, afirma.
Para 2026, a projeção é de mais um ano de grande adesão. “A fila para a compra de camarotes levou quatro dias. Além disso, temos a novidade da arquibancada solidária, com acesso mediante a doação de um quilo de alimento, o que aumentou ainda mais a procura”, ressalta.
De acordo com a prefeitura, até as 17h de terça-feira (10), restavam apenas 30 senhas de acesso à arquibancada para a noite de abertura dos desfiles, no sábado (14), dedicada aos blocos burlescos. As senhas para a noite de domingo (15), com o desfile das escolas de samba infantis e do grupo especial, e para a segunda-feira (16), quando se apresentam as bandas carnavalescas, se esgotaram ainda na tarde de segunda-feira (9).
O Carnaval de Pelotas 2026 ocorre entre os dias 14 e 17 de fevereiro, reunindo blocos burlescos, escolas de samba infantis, escolas do grupo especial, bandas carnavalescas, além da apuração e do desfile das campeãs.
