Foi publicada nesta semana a reabertura do pregão eletrônico que irá selecionar uma empresa para integrar o sistema de coleta de lixo em Pelotas. O serviço é para o transporte de resíduos sólidos urbanos da Estação de Transbordo do município até o aterro sanitário de Candiota.
A modalidade de contratação é por menor preço e as empresas interessadas deverão enviar a documentação a partir das 10h do dia 25 de fevereiro, neste link. O período de trabalho previsto é de um ano, com possibilidade de prorrogação.
Licitação para coleta
O processo não está relacionado com o contrato de empresa para execução da coleta de lixo no município. De acordo com o Sanep, o serviço segue sob contrato emergencial por um ano. Há a expectativa de lançamento de uma nova licitação ainda em 2026, com duração de cinco anos.
A substituição emergencial ocorreu pelo fim do contrato com a construtora Onze, que desde 2018 era responsável pela coleta domiciliar, tratamento e destinação dos resíduos sólidos em Pelotas.
A autarquia trabalha em estudos técnicos e financeiros para o lançamento da nova licitação. O objetivo é implementar melhorias no serviço, como a possibilidade de ampliação da coleta conteinerizada e a revisão na setorização do trajeto dos caminhões.
Atualmente, o Sanep desembolsa cerca de R$ 2 milhões mensais pela coleta domiciliar de lixo. No processo licitatório lançado em setembro para a contratação emergencial, o teto estabelecido foi de R$ 2,5 milhões. Conforme a dispensa do certame, a contratação incluiu a prestação dos serviços de coleta domiciliar urbana e rural, coleta conteinerizada, coleta seletiva de resíduos recicláveis, coleta de óleo saturado de cozinha e respectivos transportes até o destino final.
