O baile cultural a céu aberto do Cordão Carnavalesco do Ponto Chic está na programação de abertura do Carnaval em Pelotas neste sábado (14), primeiro dia da folia. O evento ocorrerá no Espaço Cultural Municipal Gilberto Gomes, o Banha, pelo quinto ano, com concentração às 13h e início às 15h30min até as 19h, na rua Sete de Setembro, 309. Integrado à Liga dos Cordões e Blocos Carnavalescos, a entidade promete animar o público com marchinhas, sambas-enredo e clássicos da MPB em ritmo de samba.
O Cordão Carnavalesco é atualmente liderado pelos músicos Márcio Jaguarão, Solon Silva, João dos Ferros, João Vicente e Ladislau Cavalheiro, que formam os Amigos da Mesa Sete. O grupo surgiu, há quase uma década, por iniciativa de 12 amigos que se reuniam, tradicionalmente, no entorno da mesa sete do café Ponto Chic.
Nos primeiros anos, o cordão desfilava pela rua 15 de Novembro, andava uma quadra e voltava pela Andrade Neves. Porém, após um encontro inesperado com o bloco Jacaré da Lagoa, que faria trajeto semelhante, o grupo de veteranos do samba resolveu mudar a logística da festividade, no ano seguinte.
“Foi uma ideia do João Vicente, fazer o baile cultural de Carnaval do cordão”, relembra o músico Márcio Jaguarão. “Antes nós fazíamos a volta na quadra, depois nos fixamos aqui, o que se ganhou com isso, a apoteose é nossa. A gente recebe várias entidades que passam por aqui”, comenta Ladislau Cavalheiro.
Atualmente o Amigos da Mesa Sete está em um grupo diretivo de cinco músicos, que se preocupam em fazer um evento organizado e que acolha toda a família. Com apoio da Prefeitura e da Liga, a festa conta com banheiros químicos, segurança e sonorização. “É um baile, mas ao ar livre”, fala Jaguarão.
O músico diz que o movimento cultural que o cordão promove é “para graduados”, brinca. “O nosso público é 50 mais, mas vem jovens também. Esse espaço do nosso cordão é diferenciado, porque ele pega um público, que não encontra nada parecido na cidade, um espaço que congrega músicos de renome como Ladislau Cavalheiro e Solon Silva”, comenta Jaguarão.
Repertório do baile
Ladislau Cavalheiro, um dos cantores, lembra que o repertório é um dos diferenciais do baile. A trilha sonora da festa está recheada de composições conhecidas, como Cidade Maravilhosa, Sassaricando, Festa do Interior, Máscara negra, Me dá um dinheiro aí e Se a canoa não virar, entre muitas outras. “É um movimento de preservação da nossa cultura do Carnaval”, fala o cantor e compositor Solon Silva, que ajudou a escrever uma parte da história da folia pelotense ao ajudar a fundar bandas, blocos e escolas de samba.
Além dos músicos do Amigos da Mesa Sete, o baile receberá outros músicos que contribuem para animar ainda mais a manifestação.
O pelotense Mário Castro, 76, militar da reserva, veio de Brasília, onde mora há 29 anos, para acompanhar o Carnaval de 2026. Castro conta que aos oito anos, junto com outras crianças, amassava o barro – com os pés – que era transformado em escultura para os desfiles dos clubes e entidades carnavalescas da cidade.
“Isso era atrás do Cine Fragata, no Jacaré do Fragata. O figurinista era o Camelim, o pintor era o tenente Odilon. Eu aprendi a pintar e esculpir com eles. Vivi o auge do Carnaval de Pelotas e esses senhores aqui (Amigos da Mesa Sete) reacenderam a chama”, fala Castro, que estará no sábado junto com os amigos de longa data.
Eventos o ano todo
Além desta festividade anual, o Amigos da Mesa Sete promove mensalmente uma roda de samba no Espaço Cultural Municipal Gilberto Gomes. “Nós somos o único movimento cultural nas cidades de Pelotas que tem atividade todo ano aqui, faça frio, faça sol”, comenta Jaguarão.
Deste março de 2023, quando foi sancionada a criação do Espaço Cultural Municipal Gilberto Gomes, “o Banha” no calçadão da rua Sete de Setembro em frente ao Café Ponto Chic, o grupo Amigos da Mesa Sete se sente seguro para realizar todas as atividades e fazer uma programação anual. O Espaço Cultural foi concretizado a partir de emenda impositiva do vereador Paulo Coitinho (Cidadania).
Prestigie
- O quê: baile do Cordão Carnavalesco do Ponto Chic
- Quando: sábado, a partir das 15h30min
- Onde: Espaço Cultural Municipal Gilberto Gomes, “o Banha”, no Calçadão da Sete de Setembro
