A segunda-feira (26) começou gelada em Pelotas e Zona Sul do Estado. Em Pinheiro Machado, a mínima foi de 2ºC a mesma registrada em Canguçu. Os ventos chegaram a 33,8 quilômetros por hora, o que aumentou a sensação de frio , mas a tendência é diminuir ao longo do dia.
O céu está nublado, embora a previsão aponte sol entre nuvens. Não deve aquecer muito na região. Máxima prevista é de 14ºC, de acordo com os prognósticos do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel.
De acordo com os meteorologistas Henrique Repinaldo e Lucas Lessa Mendes, com a intensificação do ar seco e frio, o tempo firme predomina e as temperaturas ficam mais baixas pela manhã: entre 3ºC e 5°C na região. Com isso, há condição de geada em várias áreas do Estado.
À tarde, as temperaturas ainda sobem pouco, ficando entre 10 e 16°C. No decorrer do dia, o mar permanece agitado, com risco de ressaca, mas perde intensidade à noite, e as temperaturas entram em declínio novamente.
Nesta terça-feira (27), o tempo segue estável, com sol entre poucas nuvens. As temperaturas pela manhã variam entre 4ºC e 6°Cna Zona Sul, com possibilidade de geada pontual. À tarde, as temperaturas variam entre 15 e 20°C.
A instabilidade volta à região na quarta-feira, com chuva moderada e eventuais trovoadas voltem a atuar primeiro na metade Norte, devido ao avanço de uma frente fria sobre o oceano. A chuva deve voltar à Zona Sul na quinta-feira.