“Desde a infância eu tinha projetado o que queria: ter minha própria escola de artes marciais”

Abre aspas

“Desde a infância eu tinha projetado o que queria: ter minha própria escola de artes marciais”

Grão mestre Leandro da Costa - Proprietário da academia Garra de Tigre

Por

“Desde a infância eu tinha projetado o que queria: ter minha própria escola de artes marciais”
(Foto: Divulgação)

O grão mestre Leandro da Costa iniciou a trajetória nas artes marciais aos sete anos de idade, em 1983, na academia do professor Paulo Brod. Do judô, partiu mais tarde para o karatê e o kickboxing. Em janeiro de 1996, realizou o sonho de fundar o próprio espaço, e a academia Garra de Tigre completou no mês passado três décadas de atuação. Leandro é formado em Educação Física e pós-graduado em Psicanálise e Pedagogia Clínica e Institucional, além de escritor e licenciado em Filosofia.

Campeão brasileiro de kickboxing profissional, é o primeiro mestre formado no Rio Grande do Sul nessa modalidade. Atualmente, preside a Confederação Nacional de Kickboxing e Full Contact do Brasil (CNKFB).

A academia Garra de Tigre fica na rua General Osório, 954, entre Major Cícero e Senador Mendonça.

Como surgiu a academia e o que foi construído ao longo desse período?

Era um sonho de criança. Desde a infância eu tinha projetado o que queria: ter minha própria escola de artes marciais. Paralelamente, cursei faculdade de Educação Física, fiz também pós-graduação não somente na Educação Física, mas também na área da Psicanálise e Pedagogia Clínica Institucional. É um trabalho que vem se consolidando ao longo dos anos. Na cidade de Pelotas, formei 20 faixas pretas entre karatê de contato, karatê shotokan e kickboxing. Alguns estão militando aqui pela cidade, outros migraram para outras artes marciais, mas com todas raízes e princípios técnicos-metodológicos que passaram por mim aqui no DoJo Garra de Tigre.

Quem a academia recebe hoje? Quem pode treinar contigo?

É uma academia como sempre se teve. É tradicional, porque cuido dela com muito orgulho. Não tenho uma segunda profissão paralela. Também trabalho com saúde e musculação, ofereço aulas de personal trainer, personal fight, reabilitação física para pessoas em pós-operatório. Prótese de quadril, prótese de joelho. Trabalho com crianças a partir de cinco anos. Tenho turmas exclusivas só de mulheres de kickboxing. Na turma feminina, minha esposa também atua. É um trabalho que se consolida dia após dia, tem senhor e senhora treinando kickboxing há mais de 30 anos. Tenho recebido professores e mestres do Brasil todo e do Uruguai, países vizinhos, que vêm fazer exames de graduação comigo.

É uma academia para a família toda, como eu digo. Tenho o filho, a mãe, o pai. Teve alunos que começaram comigo lá em 1996. Eram adolescentes, ou com 20 e poucos anos. Tinha filho pequeno que trouxe para treinar comigo, o filho cresceu, casou, já tem filho, então já estou com o neto e a neta fazendo aula comigo. O trabalho vem se afirmando, e 30 anos não são 30 dias.

Acompanhe
nossas
redes sociais