Requalificação do Obelisco Republicano deve começar em março

Obras

Requalificação do Obelisco Republicano deve começar em março

Os trabalhos devem iniciar no dia 9, caso a Caixa Econômica Federal libere a análise do processo licitatório

Por

Requalificação do Obelisco Republicano deve começar em março
Monumento foi um dos primeiros de Pelotas tombado nacionalmente. (Foto: Jô Folha)

Localizado na avenida Domingos de Almeida, esquina com o Corredor das Tropas, no bairro Areal, o Obelisco Republicano segue aguardando a tão esperada obra de restauro. Considerada uma demanda antiga da comunidade, a intervenção ainda não tem data definitiva para começar, mas há uma previsão inicial.

De acordo com Fábio Daniel Mendes Caetano, servidor designado como fiscal da obra, os trabalhos devem iniciar no dia 9 de março, desde que a Caixa Econômica Federal libere a análise do processo licitatório. Após o início, a execução está prevista para durar dois meses.

A empresa responsável pelo restauro será a MI Construções e Soluções LTDA, única participante da licitação. O projeto de requalificação contempla a instalação de bancos, execução de passeios públicos com acessibilidade, implantação de faixa de pedestres na esquina, serviços de paisagismo, colocação de pisos no entorno do monumento, instalação de mapas e planos informativos, além da restauração do próprio monumento, com previsão de pintura em cal.

O valor total da obra é de aproximadamente R$ 139 mil. Segundo o fiscal de obra, o montante foi readequado em relação ao projeto original devido ao alto custo da execução da drenagem, o que inviabilizaria a utilização do recurso proveniente de emenda parlamentar, já que não há aporte financeiro disponível para essa finalidade.

Como fiscal do contrato, Fábio Daniel Mendes Caetano será responsável por acompanhar e fiscalizar a execução da obra, verificar a conformidade com os projetos, contrato e normas técnicas, controlar prazos e medições, registrar ocorrências e atestar o recebimento final do serviço.

Acompanhe
nossas
redes sociais