Enquanto transcorrem os estaduais de primeira divisão, o trabalho de observação da comissão técnica do Brasil se aprofunda. O departamento de futebol avalia jogadores para formar o primeiro elenco do clube na era SAF. A pré-temporada começará em 2 de março, mas ainda sem todos os atletas que disputarão a Série D do Brasileirão a partir de abril.
Segundo o auxiliar Lucas Guarienti, o planejamento exige uma dinâmica distinta. “Vai ser uma pré-temporada diferente, porque os atletas já vêm de atividade, então muda um pouco do que seria se a gente estivesse começando o ano”, explicou em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM nesta quinta-feira (29).
A comissão técnica do Brasil mantém atenção especial ao mercado gaúcho e acompanha partidas de várias competições, como o jogo do Vila Nova contra o Centro Oeste, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Goiano, citado por Guarienti. A busca passa por atletas com rodagem em campeonatos que o Xavante irá disputar.
Os nomes identificados pelo departamento de futebol são repassados à direção, responsável por avaliar a viabilidade das negociações. “A questão financeira não sabemos, é muito mais da diretoria. Passamos os nomes que achamos interessantes, e se é viável financeiramente ou não, fica para a direção”, diz Guarienti.
Além do aspecto técnico, a análise envolve critérios físicos e comportamentais, considerados fundamentais para o perfil buscado. “Não adianta o jogador só ter técnica, só ser habilidoso, que não vai jogar no Brasil. Tem muita pressão, é um clube diferente”, ressalta o auxiliar.
Emprestados
Os atletas emprestados pelo Rubro-Negro a outros clubes também são observados. Um dos casos é o do volante Alan, que pode chegar apenas no fim de março caso seu time, o Naviraiense, atinja as fases decisivas do Sul-Mato-Grossense.
Yuri, do Avenida, e Otávio, do Inter-SM, também devem desembarcar em Pelotas com a preparação em andamento.
