O quinto episódio inédito da temporada de estreia da série Olhar Brasil, produção documental com dez programas apresentada pela TV Brasil, traz ao público Peabiru: o caminho ancestral de beleza e mistério, com direção de Carlos Dominguez, professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas. A obra traz à tona a trilha ancestral que cruza o continente do litoral do Oceano Atlântico ao Pacífico. A exibição acontecerá neste sábado (31), às 18h30min.
A obra do canal público traça um panorama sobre a história, as belezas naturais e os mistérios desse sistema de vias pré-colombianas que atravessa a América do Sul. Importante referência cultural para o turismo de aventura, a rota inclui rios, praias e montanhas da região de Mata Atlântica. O legado da etnia indígena guarani na conservação ambiental manteve o ecossistema preservado.
O seriado mostra o percurso sagrado para esses povos em cidades de Santa Catarina e do Paraná, com destaques para os ramais que passam pelos municípios de Barra Velha e Pitanga, respectivamente. O novo documentário da série, que foi desenvolvido pela TV UFPel, recorda quem foram os exploradores europeus Aleixo Garcia e Álvar Núñez Cabeza de Vaca.
Povos originários
O Caminho do Peabiru tem importância mística para os povos originários ao seguir o trajeto do sol no firmamento celeste pelo qual guaranis fizeram migrações há milênios em jornadas de espiritualidade e purificação. Esse deslocamento associa o passado de interação e histórias dos andinos com a complexa e sofisticada cultura dos indígenas nas mais remotas áreas do continente. Uma das tradições da região é utilizar a mesma rota como ida e volta.
O diretor encara o processo de adaptação da história milenar do Peabiru para a linguagem audiovisual como um dos principais desafios da produção. “Foi feito um trabalho de captação em alguns trechos da Peabiru em Santa Catarina e Paraná para salientar a importância deste legado dos povos indígenas guaranis e da sua cultura. A opção de falar com pessoas que hoje vivem e se relacionam com a memória do Peabiru permitiu se aproximar da realidade das dificuldades de preservação do patrimônio arqueológico no país”, explica Dominguez.
Peabiru: o caminho ancestral de beleza e mistério tem 26 minutos. A equipe é composta pelos técnicos do laboratório de audiovisual Felipe Campal, Bruno Añaña, o ex-aluno Gabriel Fritsch e a assistente de produção Renata Camargo. A trilha sonora original é de Everton Maciel, Alvaro Pouey, Teco Menezes e Bruno Añaña.
Com foco na riqueza das manifestações populares e no potencial turístico no país, a série Olhar Brasil é resultado da primeira coprodução realizada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que faz a gestão da TV Brasil, e por emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Especialistas
A fascinante e épica história do Caminho do Peabiru pauta a série Olhar Brasil com a participação de especialistas no tema como a jornalista Rosana Bond, o historiador José Carlos Fagundes, a bióloga Gabriela Klein, o arqueólogo Igor Chymz e o cacique Teófilo Gonçalves Karay, da terra indígena guarani no Morro dos Cavalos, além de pescadores e moradores da região pela qual o percurso segue, bem como entusiastas no tema, como Clemente Gaioski.
A exploração da série parte do rio Itapocu na cidade de Barra Velha. A produção ainda destaca a Ponta do Sambaqui, em Florianópolis, e o município de Palhoça, onde fica a terra indígena Guarani no Morro dos Cavalos, povoado que preserva a herança da cultura vinculada às origens do Peabiru.
Onde assistir
Na programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica.
Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
TV Brasil Play, pelo site tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS.
Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.