Referência no associativismo e uma das forças do desenvolvimento econômico da região sul do estado, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL Pelotas) celebra neste mês o seu 63º aniversário. Fundada em 24 de janeiro de 1963, a entidade atravessa mais de seis décadas de história consolidada como um dos principais pilares de apoio ao empreendedorismo, unindo tradição e uma visão estratégica voltada para o futuro. Para 2026, algumas novidades já estão previstas na agenda.
Ao longo de sua trajetória, a CDL Pelotas ultrapassou o papel de representante de classe para ser uma gestora de grandes impulsionadores da economia local. Entre seus marcos, destaca-se a realização da Fenadoce, uma das maiores multifeiras do Brasil, que projeta o nome de Pelotas para todo o país, e o Pelotas Doce Natal, que transforma o centro histórico e estimula o consumo no período mais importante para o varejo e comércio.
Para Daniel Centeno, Conselho Gestor da entidade, o aniversário é um momento de reflexão e, sobretudo, de planejamento. “Completar 63 anos é um atestado de resiliência. Atravessamos gerações de lojistas sempre oferecendo as ferramentas necessárias para que o comércio evolua”, afirma.
Projeções para o ano
Uma das novidades para 2026, segundo Centeno, é que em breve a entidade deve transferir a sua sede para o Centro da cidade, na rua Félix da Cunha. Um dos objetivos da mudança é fortalecer ainda mais o associativismo estando mais próximo fisicamente dos associados. Recentemente, a CDL Pelotas também firmou uma série de novas parcerias com empresas que oferecem descontos exclusivos para os associados.
“Queremos que as empresas entendam cada vez mais o poder do associativismo, e é através desse tipo de ação e estando ainda mais próximos que vamos consolidar essa cultura que é a essência da CDL Pelotas há 63 anos”, salienta Daniel Centeno.
