Investimento viabiliza reforma de ginásio abandonado em Pelotas

Inauguração prevista para março

Investimento viabiliza reforma de ginásio abandonado em Pelotas

AVBA, academia de vôlei, constrói estrutura multiuso no local do antigo Spiker

Por

Investimento viabiliza reforma de ginásio abandonado em Pelotas
Obra começou pelo teto do antigo Spiker (Foto: Divulgação)

O espaço onde antigamente funcionava o ginásio Spiker, na rua Ambrósio Pinto Ferreira, próxima ao encontro das avenidas Domingos de Almeida e Juscelino Kubitschek, em Pelotas, passa por uma reforma que permitirá seu “retorno”. O investimento é da Arena Volleyball Academy (AVBA), voltada à prática de vôlei. A previsão é de que a inauguração ocorra no início de março.

O ginásio estava abandonado, e as obras começaram pela parte superior da estrutura. Nesta etapa, foram removidas a fiação antiga e os refletores sem condições de uso. Foi, também, realizada a limpeza da parte alta do espaço. Novos refletores estão instalados, e uma manta térmica foi colocada na cobertura com o objetivo de auxiliar no controle da temperatura interna.

Histórico do projeto

A AVBA completa quatro anos de atuação em Pelotas em agosto. O projeto foi idealizado por Lucas Silva, proprietário da empresa, após seu ingresso na graduação em Educação Física. Desde então, a iniciativa acompanhou mudanças no cenário do voleibol local, especialmente a partir do período da pandemia.

Em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM, Lucas diz notar um aumento no número de praticantes da modalidade na cidade. Inicialmente, o crescimento esteve ligado a esportes praticados em dupla, em razão das restrições sanitárias relacionadas à Covid-19. Com o retorno das atividades coletivas, parte desses atletas passou a migrar para o voleibol de quadra.

Entre cem e 120 alunos integram a AVBA (Foto: Arquivo pessoal)

“Tem um movimento muito grande acontecendo. A gente está com muitas equipes de base, a cada ano se criam novas, com mais treinadores e mais atletas. Ao mesmo tempo, equipes adultas também aparecendo”, afirmou.

O desenvolvimento recente do voleibol em Pelotas também busca reduzir um intervalo geracional observado pelo próprio Lucas. Projetos anteriores, como a Associação de Voleibol Pelotense (AVP), são apontados por ele como pioneiros na manutenção da modalidade ao longo desse período, enquanto novas iniciativas passaram a ampliar a formação de base.

Espaço multiuso

A AVBA se apresenta com uma proposta diferente do modelo tradicional de escolinhas esportivas. “É uma ideia de ser mais uma empresa de vôlei do que um projeto convencional. Sempre gostei dessa vertente de tratar um projeto assim como uma empresa e fazer ele crescer como uma empresa”, explica o idealizador.

Com a reabertura, o antigo Spiker passará a concentrar as atividades da AVBA. Durante manhã e tarde, vão funcionar as escolinhas de vôlei, hoje com aproximadamente cem a 120 integrantes. O projeto inclui ainda bar, cafeteria e uma sala de estudos que poderá ser utilizada como coworking. Também estão previstas salas comerciais, preferencialmente destinadas a profissionais ligados à área esportiva, além da implantação futura de uma academia.

Outra mudança será a criação de equipes adultas vinculadas à AVBA. No período noturno, o espaço terá prioridade de locação para times que disputam competições. O aluguel da quadra incluirá materiais de treinamento disponibilizados pela empresa.

Acompanhe
nossas
redes sociais