saiba mais
Farroupilha pretende jogar Copa FGF em 2026O Farroupilha disputa a Copa Ventos do Sul, organizada pela Sulicampe, em Rio Grande. O Fantasma terá equipes em duas categorias: sub-17 e sub-20. De olho em uma possível volta às competições profissionais, o Tricolor projeta aproveitar os elencos para a eventual participação na Copa FGF e na Terceirona.
“Todo o trabalho de base é visando já ao profissional. A base é o futuro do clube. No Farroupilha, se concretizando esse interesse [de disputar competições profissionais], boa parte dos elencos da [categoria] 17 e da 20 vai estar conosco sim”, disse o coordenador da base do Farrapo, Gregory Macedo, à Rádio Pelotense 99,5 FM.
O projeto de categorias de base vinculado ao Fantasma é viabilizado financeiramente pelos atletas e seus familiares. Desde o fim do ano passado, os treinos têm ocorrido em vários locais, como os campos do Santos da chamada Vila Coruja; do Sesi; do Quartel; e do Flamenguinho.
“Viajamos e vamos jogar essa competição graças aos pais que fizeram todo o esforço em venda de rifas, e completando o valor da viagem. O clube, nesse primeiro momento, não conseguiu orçamento para bancar a competição. Mas os atletas fizeram toda a correria para participar e estar em busca do sonho”, completa Gregory.
WO na estreia
A estreia do Tricolor na Copa Ventos do Sul estava marcada para o início da tarde desta terça-feira (27), no estádio Torquato Pontes, do Riograndense. Porém, o Novo Horizonte, de Esteio, não apareceu e foi computado WO com vitória por 3 a 0 do time pelotense nas categorias sub-17 e sub-20.
Sob comando do técnico Airton Cardoso, o Farrapo tem novas partidas agendadas para esta quarta. O sub-17 encara o Rio Grande em clássico regional, enquanto o sub-20 mede forças com o Ivoti. Os dois confrontos serão no Arthur Lawson, casa do Vovô. Para encerrar a primeira fase, os rivais seguintes do Fantasma serão Ivoti (sub-17) e Aimoré (sub-20), na quinta-feira.
No plantel sub-20 aparecem nomes como o zagueiro Alector, ex-base da dupla Bra-Pel, e o atacante Bruno Inácio, que chegou a integrar o elenco do Pelotas no Gauchão do ano passado. Ele disputou a última Terceirona pelo Riograndense.
Competição
A Copa Ventos do Sul reúne cerca de 1,6 mil atletas, conforme a organização. A Escola Flamengo é a outra representante de Pelotas.
Entre os rio-grandinos estão Rio Grande, Riograndense, Projeto Renascer, Gaúcho, Raça, Grêmio de Rio Grande, Escola Avante e ONG Porto da Vila.
Cidades como Bagé, Porto Alegre e Veranópolis também têm representantes no torneio, que conta com as categorias sub-11, 13, 15, 17 e 20.