O Verão Cultural – arte, cultura e bem-viver, em Rio Grande, leva arte e cultura para a praia da Capilha, no próximo final de semana. O projeto, que começou no dia 18 deste mês e vai até o dia 28 de fevereiro, tem programação gratuita e o propósito de reunir moradores, visitantes, artistas e comerciantes, como uma forma de fortalecer o acesso democrático à cultura, bem como valorizar os territórios insulares do município.
Promovido pela prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria do Município de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Organização Caminhos da Cultura, o Verão Cultural conta com os patrocínios da Corsan e CMPC. A iniciativa percorreu até agora ilhas, bairros e áreas da orla, como Torotama e Marinheiros, no último final de semana, com uma programação popular, diversa e descentralizada.
“A proposta do Verão Cultural é estar onde as pessoas estão, respeitando cada território e suas características, aproximando a cultura do cotidiano das comunidades e fortalecendo vínculos, identidades e o bem-viver. É uma ação que integra cultura, economia criativa, preservação ambiental e convivência comunitária”, afirma a secretária de Município da Cultura e Economia Criativa, Rita Patta Rache.
Além de valorizar artistas do município e da Zona Sul, o evento gera impactos positivos na economia local, com a participação de pequenos negócios, feiras e iniciativas da economia criativa, segundo os organizadores. Nas ilhas, a programação dialogou com a força comunitária, as tradições populares, a agricultura familiar, a pesca artesanal e os modos de vida ribeirinhos.
Na beira da praia
Neste sábado, das 11h às 23h, e no domingo, das 10h às 18h, a programação do Verão Cultural na Praia da Capilha terá atividades gratuitas na beira da praia, reunindo música, teatro, cinema, oficinas ambientais e atrações para todas as idades. Entre as atrações do projeto, neste domingo, estão o músico Kako Xavier e a Tamborada, que estará completa, ou seja, com quase 30 tocadores de tambor e cantores.
Xavier comenta que o convite para esse novo palco é importante para o projeto artístico e cultural desenvolvido a partir da sede no Laranjal. O show no final da tarde de domingo também será um momento para o pessoal que estiver na Capilha acompanhar os festejos de Iemanjá.
Esse é o terceiro ano que a Tamborada participa de atividades na praia do Cassino. “Esse ano a gente optou por apresentar a Tamborada mais como um projeto do que como um bloco cultural de carnaval, como a gente vinha fazendo”, explica Xavier.
A proposta desta temporada é que a Tamborada faça mais shows e festas. “Então vai ser bem interessante, porque ali na Capilha a gente lança uma camiseta que tem um logo que é a nossa luta do projeto Tamborada, uma luta com temática antirracista e anti essa série de feminicídios que está acontecendo. Estamos bem empolgados”, comenta Xavier.
Campos Neutrais
Outro artista que também estreia na Capilha é Kininho Dornelles, atração da noite de sábado, às 20h. “Nunca imaginei”, confessa Dornelles, que é cantor e compositor nativista.
“A Capilha é um marco histórico dos Campos Neutrais. Divisa ao norte. É um momento histórico tocar nesse local que sempre me atraiu pela sua importância geográfica e cultural”, fala o músico que é de Santa Vitória do Palmar. O local faz parte da história de ocupação territorial dos Campos Neutrais, zona que, após o Tratado de Santo Ildefonso (1777), foi alvo de disputas entre portugueses e espanhóis.
Para este show especial, Kininho Dornelles preparou uma apresentação mais intimista, mas voz com gaita e percussão. Além do músico, participam Angelo Schenke na gaita e Filipe Dornelles na percussão e vocal. “O repertório é autoral e de clássicos da música gaúcha. Vou tocar a canção que venceu a 1ª Jerra em 1985 e que fala da Lagoa Mirim. Hoje ela é patrimônio Imaterial do município”, comenta o artista.
PROGRAMAÇÃO
Verão Cultural, na Praia da Capilha
Sábado
- 11h – CastLart Os Saltimbancos
- 16h – Giovani Caruso e Maria Paraguaia
- 17h – Thiago Gonçalves
- 18h30min – Pagode do Flavinho
- 20h – Kininho Dorneles
- 21h – Filme: O Auto da Compadecida 2
- 23h – Luau com Gil
Domingo
- 10h – Oficinas de Educação Ambiental
- 10h – Oficina de pipas
- 11h – Festival de pipas
- 11h – Teatro de Rua: Elder
- 16h – Kako Xavier e a Tamborada
- 18h – Grupo Pra Climatizar
Durante todo o dia, o público poderá aproveitar brinquedos infláveis.
Realização: Prefeitura Municipal do Rio Grande – Secretaria de Município da Cultura e Economia Criativa e Organização Caminhos da Cultura.
