Região terá novo radar meteorológico

Clima

Região terá novo radar meteorológico

Com o novo equipamento, será possível previsões mais precisas de curto e curtíssimo prazos

Por

Região terá novo radar meteorológico
Local do novo radar não foi divulgado. (Foto: Jürgen Mayrhofer)

O governador Eduardo Leite (PSD) assinou nesta quinta-feira (22) o contrato de compra de mais três radares e prestação de serviço de monitoramento meteorológico e geológico no Rio Grande do Sul. O objetivo é qualificar a prestação de serviços de monitoramento meteorológico e geológico, com o fornecimento de três radares para monitoramento do território gaúcho. Um deles ficará na região Sul, mas o local ou o município não foram divulgados.

Os equipamentos devem operar na frequência específica de radares Banda S, permitindo capacidade de penetrar na precipitação e fornecer resolução espacial adequada. Com alcance operacional mínimo de 400 quilômetros (km), os equipamentos deverão ser instalados entre este ano e o ano que vem. O primeiro, na região Sul, será instalado no meio deste ano; o segundo, entre o Centro e a Fronteira Oeste, tem instalação prevista para o fim do ano; e o terceiro será instalado na região Norte do Estado em 2027. Em conjunto com o radar já instalado em Porto Alegre, permitirão a cobertura de todo o território gaúcho.

A licitação havia sido homologada no dia 2 de janeiro, pelo valor de R$ 177,7 milhões pelas três unidades. A contratação está alinhada aos objetivos do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite e criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Avanço nas previsões meteorológicas

A implantação dos radares irá estabelecer um sistema avançado de previsão meteorológica de curto e curtíssimo prazos (nowcasting). Será possível também formar uma rede de radares, com interligação entre eles, de modo a proporcionar uma visão abrangente das condições meteorológicas com maior amplitude em uma região.

O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, destaca a aquisição dos radares como um dos significativos avanços conquistados no último ano por meio do Plano Rio Grande, ao lado de outros projetos como a contratação de 130 estações hidrometeorológicas e do modelo hidrológico hidrodinâmico que estão sendo instalados. “Nós teremos uma rede própria de radares do nosso Estado. Com esta assinatura, junto às contratações já realizadas e àquelas que ainda iremos assinar nos próximos meses, nós estamos colocando o Rio Grande do Sul na vanguarda da gestão de riscos de desastres”, aponta.

Acompanhe
nossas
redes sociais