Foi depois de um “recuo estratégico” que o Paulista decidiu retornar ao cenário adulto. Pronto para disputar a Série Prata da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), que começa em maio, o Rubro-Negro iniciará a pré-temporada na última semana de fevereiro, sob comando do técnico Adriano Monteiro, ex-ATF/Otimiza.
O gerente administrativo do clube, José Felipe Borges, o Chinês, lista alguns motivos para a saída de cena – o time da Zona Norte não disputa uma competição adulta desde 2023, quando marcou presença na Série Ouro. “A gente nunca coloca o clube em risco. Essa é a nossa política”, disse em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM nesta quinta-feira (22).
Chinês aponta o trabalho realizado pelo próprio Paulista, a partir de 2019, em parceria com UFPel, Porto 5 e Colégio Gonzaga, como o estopim para uma mudança no futsal regional. “A gente conseguiu fazer um bom trabalho bem profissional, porém os atletas não eram remunerados. O que aconteceu? Automaticamente, acendemos toda a Zona Sul”, avalia.
Conforme o dirigente, a partir do segundo ano do projeto, tornou-se gradualmente mais difícil manter jogadores em função da aparição de outros times acenando com valores. “Começaram a onerar muito a categoria, e ficou fragmentada a qualidade dos atletas. […] A gente repensou e priorizou a base, para quando voltar estar com tudo alicerçado”, afirma.
Foco na base e na estrutura
Fora dos campeonatos da FGFS em 2024 e 2025, o Rubro-Negro dedicou mais tempo aos projetos de categorias inferiores. Ano passado, venceu a Copa RS, da mesma federação, nos níveis sub-15 e sub-17 – reforçando o histórico de formação de atletas, entre os quais, por exemplo, Emerson Rosa, Daniel Carvalho, Rodrigo Dourado e Erick Farias.
No âmbito estrutural, a direção já colhe os frutos do investimento em energia solar, feito há alguns anos. Chinês estima uma economia mensal de R$ 6 mil a R$ 7 mil em luz e menciona qualificações no ginásio do clube – remarcação e troca de tábuas da quadra, pintura e revestimento térmico, além de reposição de luminárias e melhorias no telhado.
Também na Pelotense, o presidente do Paulista, Sidnei Otto, resumiu a intenção das medidas. “A gente quer estar dentro do ginásio e estar se sentindo em um lugar confortável, limpo”.
Conhecidos no elenco
Para a disputa da Série Prata, Adriano Monteiro contará com algumas caras conhecidas do Rubro-Negro. Guilherme Bauer e Gabriel Barbosa, o Bill, atletas que já defenderam o Paulista, devem integrar o grupo. Chinês garante que a repetição da parceria com o Gonzaga é crucial para abrir a temporada tendo quitado todos os custos com logística.
Na segunda divisão estadual, a Zona Sul teve como representantes na última temporada a URF/Vanzin, de Rio Grande; a AAG, de Arroio Grande; o Cerrito, de Cerrito; e o SVC, de Santa Vitória do Palmar. Destes, apenas a URF já foi oficializada pela FGFS para este ano.
