Após período de calamidade pública vivida pelo Rio Grande do Sul, a 47ª edição da Expointer começa neste sábado e vai até 1º de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), em Esteio. Com o foco na reconstrução, os organizadores da principal feira dos gaúchos escolheram como slogan “Superar é da nossa natureza”.
A região Sul possui cabanhas que tradicionalmente se destacam na Expointer devido sua qualidade genética, inclusive conquistando prêmios com frequência. De acordo com o presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), Augusto Rassier, Pelotas e região possuem alta representatividade no evento com animais que se destacam pelo desempenho morfológico e funcional.
Para Rassier, a participação de produtores e empresários da região Sul na maior feira do Estado também é importante por estimular o comércio local. “O negócio é realizado lá, mas a efetivação ocorre aqui na região”, explica.
Destaque no evento e também com sede em Pelotas, dentro da ARP, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) é sinônimo de tradição da cultura gaúcha e responsável pelo Freio de Ouro, um dos principais eventos da Expointer. Durante a feira, a ABCCC também promoverá a segunda edição da Supercopa Jovem. Ambos os eventos ocorrem na Pista do Cavalo Crioulo.
Participação de produtores
A Estância Santa Eulália (SE) participa da Expointer desde a sua criação, tanto com cavalos crioulos como com gado da raça Angus, mas nem sempre como expositor. “Eu como produtor rural acompanho a exposição desde que era realizada no Parque do Menino Deus em 1967”, lembra Joaquim Mello.
Para o produtor, reconhecido por implementar na pecuária gaúcha melhorias genéticas, de nutrição e na integração lavoura-pecuária, é sempre importante participar da feira para acompanhar a evolução do setor, estabelecer novas relações comerciais com frigoríficos, com fabricantes de máquinas agrícolas (a SE também produz arroz e soja) e conferir as palestras.
Em 2018, a Santa Eulália ganhou o prêmio de “melhor touro rústico nacional” com a raça Angus. Para 2024, Mello acredita que haverá um grande movimento de retomada do setor agropecuário.
Preparação de expositores
Na avaliação do diretor adjunto da Valtra, Vinícius de Bona, a Expointer é a principal feira para a Polisul no RS. “A feira acontece em um momento muito próximo a nossa principal janela de plantio, seja de arroz ou soja, período de maior sazonalidade do negócio. Nesse ano temos algumas limitações comerciais devido ao momento que se encontra o setor”, pondera. Também devido a restrição de crédito que enfrenta o setor, o objetivo principal do grupo será o de estreitar laços com os produtores.
Também com participação confirmada na Expointer há mais de três décadas, a empresa Super Tratores Máquinas Agrícolas integra a lista de expositores mesmo em um ano de incertezas. “É um ano difícil para os produtores de soja, especialmente para aqueles que sofreram muitos prejuízos com as chuvas. Mas, vamos com força total para fazer a melhor feira possível dentro da realidade do momento”, diz o supervisor regional de vendas da empresa, Emerson Cavalli.