A Azonasul lançou a Câmara Técnica de Turismo e Sustentabilidade, que integra a Agência Regional de Desenvolvimento da Zona Sul. A discussão da primeira reunião, coordenada pela presidente da Azonasul, Paula Mascarenhas (PSDB), prefeita de Pelotas, gira em torno da necessidade de pensar o turismo regional de maneira integrada, ultrapassando os limites municipais e promovendo a região como um todo. A proposta é construir estratégias inteligentes que possam atrair novos investimentos e alavancar o desenvolvimento econômico através do turismo.
O destaque apontado o potencial diversificado da região, com ênfase na área rica em cultura e belezas naturais, com atrativos que vão desde a serra até as águas doces e salgadas, além de uma rica herança histórica e cultural. “Temos um universo maravilhoso para explorar e avançar no turismo, onde temos uma homogeneidade porque somos um povo que gosta do mate e do samba e com uma diversidade de atrativos: água doce e salgada; serra; quilombos, pequenos e grandes propriedades, colonizações, enfim”, afirma.
A coordenação da câmara setorial fica a cargo da gestora de projetos de Turismo da agência Sul do Sebrae RS, Jussara Argoud. Ela reforça a importância do respeito ao turismo como uma conquista coletiva, mencionando o exemplo de Morro Redondo, onde o número de empreendedores no setor cresceu de seis para 40 em poucos anos.
Necessidades
Entre os principais pontos abordados durante a reunião, a necessidade de melhorias na infraestrutura da região é o ponto crucial para alavancar o turismo. A atração de novos investimentos e a oferta de serviços mais qualificados também são citadas como ações prioritárias. “No início do trabalho na região havia apenas uma agência receptiva de turismo, número que hoje chega a 15. A movimentação econômica do setor na região e o cadastramento de profissionais e empreendimentos no Cadastur, do Ministério do Turismo são algumas bandeiras a serem defendidas na arrancada dos trabalhos da câmara técnica do turismo”, destacou a coordenadora.
Apoio
Ciro Vives, gerente do Sebrae, menciona a importância de dar visibilidade às ações regionais através dos veículos de comunicação. Ele recomenda que o grupo adote como pauta estratégica um estudo realizado pela Unisinos em 2019, que contém diversas propostas de ações para o desenvolvimento do turismo na região. A câmara técnica concluiu que, com um pouco mais de planejamento e colaboração, a região poderá se posicionar como um destino turístico atrativo e competitivo, capaz de atrair investimentos e gerar desenvolvimento econômico de forma sustentável.