Palestras de sustentabilidade e preservação do meio ambiente levam conhecimento a mais de nove mil gaúchos

Educame

Palestras de sustentabilidade e preservação do meio ambiente levam conhecimento a mais de nove mil gaúchos

Projeto da CEEE Equatorial E+ Educação e ferramentas como óculos de realidade aumentada propagam informação para a população

Por

Palestras de sustentabilidade e preservação do meio ambiente levam conhecimento a mais de nove mil gaúchos
(Foto: Divulgação)

A sustentabilidade está entre os valores que norteiam o trabalho da CEEE Equatorial no fornecimento de energia elétrica nos 72 municípios gaúchos atendidos pela concessionária. Uma das iniciativas desenvolvidas é o E+ Educação, coordenado pelo Projeto de Eficiência Energética (PEE) da companhia, no qual são realizadas palestras com a comunidade e com estudantes.

Ao longo de 2025, as palestras com foco em preservação do meio ambiente e sustentabilidade alcançaram mais de 9,2 mil pessoas. Os encontros acontecem nos locais onde são realizadas as ações do E+ Comunidade, programa de responsabilidade social da distribuidora que leva ações de bem-estar, eficiência energética e cidadania para as comunidades. Desde o início do projeto, em 2022, mais de 17,4 mil pessoas foram alcançadas.

Além do sorteio de geladeiras, troca de lâmpadas incandescentes por LED e a inscrição de famílias na tarifa social, as equipes visitam escolas localizadas na região para levar conhecimento aos estudantes.

“Esses encontros nas escolas tem uma importância estratégica. Os estudantes são multiplicadores de conhecimento dentro de suas casas. Eles levam a sério o que aprendem nas palestras, e cobram da família uma postura de preservação do meio ambiente”, afirma a operadora de Relacionamento com o Cliente da CEEE Equatorial, Júlia Andrade.

A palestra traz diversas práticas sustentáveis para o consumo sustentável, economia de recursos hídricos e preservação do meio ambiente. São dicas como dar preferência a embalagens retornáveis, caminhar ou pedalar ao invés de usar o carro, cultivar hortas e jardins dentro de casa, armazenar água da chuva para regar as plantas ou lavar o pátio.

Sustentabilidade aumentada

Esses mesmos conhecimentos também são transmitidos por meio de um projeto de realidade aumentada disponível em um contêiner da CEEE Equatorial instalado no Cais Embarcadero, disponível até o início de janeiro de 2026 em ação do Natal Alegre.

Ao longo de aproximadamente cinco minutos, a atendente virtual do Grupo Equatorial, a Clara, convida o público a mergulhar em um ambiente sustentável com a ajuda de óculos virtuais. A visita passa por vários cômodos de uma casa abordando as melhores práticas sustentáveis.

Um dos temas abordados tanto na visita virtual, quanto nas palestras, é a separação e a destinação correta do lixo, além da possibilidade de troca do material reciclável por desconto na conta de energia, por meio do programa E+ Reciclagem. O resultado das ações já evitou a emissão de 18 toneladas de CO2 na atmosfera.

“Como a gente traz no início de cada palestra: ‘o amanhã será melhor se fizermos algo hoje’. E é justamente isso que nós buscamos, plantar uma semente em cada pessoa que participa desses encontros e experiências para propagar conhecimento sobre reciclagem de lixo, uso consciente de energia e recursos hídricos”, destaca o analista de Eficiência Energética da CEEE Equatorial, Jonatan Silva.

Acompanhe
nossas
redes sociais