Apesar da movimentação moderada no Calçadão, comerciantes de Pelotas apontam redução nas vendas neste início de ano. Para tentar atrair o público, as lojas têm apostado em promoções em diferentes setores. Em contraste, o Shopping Pelotas registra crescimento de cerca de 6% no fluxo de visitantes em comparação com o mesmo período do ano passado.
Após as festas de fim de ano, o comércio enfrenta um período de retração no número de clientes e, principalmente, de vendas. O gerente de uma loja de móveis e eletrodomésticos, Daniel Mendes, relata que a queda foi maior do que o esperado. “No passado foi diferente, tínhamos um fluxo bem maior. Neste ano, além do período de férias, acredito que o clima tem influenciado bastante. O tempo interfere no conforto das pessoas para sair de casa”, afirma.
Situação semelhante é vivenciada em uma loja de roupas, onde Júlia de Souza atua como gerente. “Está bem calmo, especialmente nos finais de semana. Muita gente vai para a praia ou está viajando. Para nós, o movimento está bem abaixo do esperado”, relata. Segundo ela, a percepção é compartilhada por outros comerciantes. “É praticamente todo o comércio de Pelotas, está bem complicado.”
Júlia destaca ainda que a queda no movimento não é novidade, mas que neste ano o cenário está mais acentuado. “O cliente vem pouco e, quando vem, compra menos. Geralmente leva uma peça só, procura preço e está mais cauteloso”, explica.
Como alternativa para estimular as vendas, os estabelecimentos têm investido em promoções. Na loja gerenciada por Mendes, a estratégia inclui locução e liquidações. Já na loja de roupas, as promoções começam na próxima segunda-feira (12), com descontos entre 20% e 40%. “A ideia é movimentar a loja, trazer o cliente de volta e oferecer condições de pagamento que façam a diferença”, completa Júlia.
Novas atrações impulsionam Shopping
Na contramão do comércio de rua, o Shopping Pelotas registra aumento no fluxo de visitantes, inclusive de outras cidades da região. Segundo o gerente-geral, Daiçon Maciel, o desempenho positivo está ligado à inauguração de novas operações. “Abrimos uma loja da C&A no final de dezembro, além do restaurante Mamma Mia e da Milk Moo, marca exclusiva de milkshakes, que vêm atraindo um ótimo público”, explica.
Outras novidades devem reforçar o movimento nos próximos meses, como a abertura do posto da Polícia Federal para emissão de passaportes, o novo parque de diversões Zig-Zag – previsto para abril ou maio – e a parceria com o Bloco Beijo Maldito para a distribuição de abadás.
Além disso, o shopping realizou pela primeira vez o Saldo de Natal, entre os dias 5 e 8 de janeiro, integrado à campanha que sorteia um carro híbrido avaliado em R$ 180 mil. “Essa continuidade ajudou a manter o movimento no período pós-Natal”, destaca.
As férias escolares também contribuem para o aumento do fluxo. “As famílias movimentam bastante o cinema, a praça de alimentação e o shopping como um todo”, afirma Maciel. Ele também anunciou o retorno da exposição Mundo Jurássico, prevista para julho, após cinco anos fora do empreendimento.
A expectativa agora é pela volta às aulas, no início de fevereiro. “Mesmo sabendo que ainda é um período de viagens, o bom desempenho de janeiro nos deixa mais confiantes de que fevereiro será melhor do que no ano passado”, conclui Maciel.
