O processo de formação de um ciclone extratropical, o primeiro de 2026, deve ampliar a instabilidade em todo o Rio Grande do Sul durante o final de semana. A região Sul deve ser menos impactada, uma vez que a concentração do fenômeno, segundo os meteorologistas, deverá ser na porção Oeste e Central do território gaúcho.
O meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel, Henrique Repinaldo destaca a diferença do fenômeno que deverá influenciar o clima na região nos próximos dias, quando comparado com a última ocorrência de ciclone em 9 e 10 de dezembro. “Aquele [de dezembro] se deslocou totalmente sobre o Rio Grande do Sul e, agora, a gente vai ter um deslocamento da Argentina para o Uruguai, afetando um pouco menos aqui a região”, reforça.
Ainda que o cenário seja mais brando para a Zona Sul, o meteorologista afirma que no sábado (10), como a influência do sistema de baixa pressão, esse ciclone extratropical acaba impulsionando uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, o que deve provocar algumas pancadas de chuva um pouco mais fortes, também com trovoadas e não se descarta alguma outra tempestade com queda de granizo na região Sul do Estado, mas de maneira bem isolada.
No domingo (11), com o ciclone já sobre o oceano, é possível que haja momentos do dia com menos nebulosidade e até mesmo com sol. “Devemos ter também períodos nublados e com alguma chuva, na forma de pancadas um pouco mais fracas e não devemos ter trovoadas no domingo na região”, projeta Repinaldo.
Ventos
O sábado deve ser um dia um pouco mais ventoso, com rajadas que devem ficar em torno de, aproximadamente, 50 km/h na região Sul de forma geral. Segundo o meteorologista do CPPMet, a tendência é essa, mas para o Extremo Sul do Estado, na região de Santa Vitória e Chuí, as rajadas de vento poderão ser um pouco mais fortes ainda no sábado.
“À medida que esse ciclone estiver próximo da região, a gente deve ter dias ventosos, pelo menos, até o domingo. Na segunda-feira (12), esse sistema já se afasta pelo oceano e aí os ventos também já diminuem de intensidade”, afirma Henrique.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para ventos fortes na costa gaúcha, com previsão de intensificação das rajadas no domingo. O aviso compreende as cidades de Chuí, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Tavares.
Em consequência a essa combinação de condições climáticas, os primeiros dias da próxima semana devem ser de temperaturas mais baixas na Zona Sul.
