Formação de ciclone extratropical deve alterar clima da região no fim de semana

instabilidade

Formação de ciclone extratropical deve alterar clima da região no fim de semana

Fenômeno favorece temporais localizados e queda nas temperaturas no sábado e no domingo

Por

Formação de ciclone extratropical deve alterar clima da região no fim de semana
(Foto: Nátalli Bonow)

O processo de formação de um ciclone extratropical, o primeiro de 2026, deve ampliar a instabilidade em todo o Rio Grande do Sul durante o final de semana. A região Sul deve ser menos impactada, uma vez que a concentração do fenômeno, segundo os meteorologistas, deverá ser na porção Oeste e Central do território gaúcho.

O meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel, Henrique Repinaldo destaca a diferença do fenômeno que deverá influenciar o clima na região nos próximos dias, quando comparado com a última ocorrência de ciclone em 9 e 10 de dezembro. “Aquele [de dezembro] se deslocou totalmente sobre o Rio Grande do Sul e, agora, a gente vai ter um deslocamento da Argentina para o Uruguai, afetando um pouco menos aqui a região”, reforça.

Ainda que o cenário seja mais brando para a Zona Sul, o meteorologista afirma que no sábado (10), como a influência do sistema de baixa pressão, esse ciclone extratropical acaba impulsionando uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, o que deve provocar algumas pancadas de chuva um pouco mais fortes, também com trovoadas e não se descarta alguma outra tempestade com queda de granizo na região Sul do Estado, mas de maneira bem isolada.

No domingo (11), com o ciclone já sobre o oceano, é possível que haja momentos do dia com menos nebulosidade e até mesmo com sol. “Devemos ter também períodos nublados e com alguma chuva, na forma de pancadas um pouco mais fracas e não devemos ter trovoadas no domingo na região”, projeta Repinaldo.

Ventos

O sábado deve ser um dia um pouco mais ventoso, com rajadas que devem ficar em torno de, aproximadamente, 50 km/h na região Sul de forma geral. Segundo o meteorologista do CPPMet, a tendência é essa, mas para o Extremo Sul do Estado, na região de Santa Vitória e Chuí, as rajadas de vento poderão ser um pouco mais fortes ainda no sábado.

“À medida que esse ciclone estiver próximo da região, a gente deve ter dias ventosos, pelo menos, até o domingo. Na segunda-feira (12), esse sistema já se afasta pelo oceano e aí os ventos também já diminuem de intensidade”, afirma Henrique.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para ventos fortes na costa gaúcha, com previsão de intensificação das rajadas no domingo. O aviso compreende as cidades de Chuí, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Tavares.

Em consequência a essa combinação de condições climáticas, os primeiros dias da próxima semana devem ser de temperaturas mais baixas na Zona Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais