A Associação Amigos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) retoma o projeto Encontro de Corais com a realização da quinta edição, neste sábado. Este ano é a Catedral Anglicana do Redentor que recebe pela primeira vez o evento, a partir das 19h. A entrada é franca e a organização sugere a doação de um quilo de alimento, que será destinado às famílias carentes assistidas pela comunidade do Redentor.
Depois de não ter conseguido realizar o evento em 2023, Assamcom volta ao projeto que tem objetivo de divulgar o canto coral de Pelotas e estimular os corais da cidade melhorem cada vez mais suas performances. Para participar o grupo precisa demonstrar diferentes habilidades vocais.
“Nós temos muitos corais em Pelotas, mas eles ainda não estão engajados neste projeto, a gente quer que eles venham a acompanhar, se não for assim, não há crescimento”, fala a presidente da Associação, Regina de Sá Britto Fiss. Como o projeto é desenvolvido no ambiente universitário, é muito importante que a proposta busque estimular mais e melhores performances, avalia presidente da Assamcom. “Temos muitos corais que cantam em uníssono (uma só voz), temos que estimular o crescimento desses grupos, que pelo menos apresentem a quatro vozes”, explica. O evento ainda tem a coordenação do vice-presidente, Marcelo Macedo Cazarré.
Atrações
Participam desta edição os corais da Universidade Federal de Pelotas, sob regência do professor Leandro Maia, e Feminino do Conservatório de Música, regido por Raquel Barbier, e o grupo vocal Vox, também da UFPel, que tem o professor Carlos Oliveira, como regente. O Coros Municipales de Rio Branco y Vergara do Uruguai, dirigido pelo maestro Pablo Carrasco de Armas, é o grupo convidado.