A SER Caxias chega para o Gauchão 2026 como uma das forças do interior e sonha em desbancar a dupla Gre-Nal, feito que o interior não alcança desde 2017, quando o Novo Hamburgo conquistou o Campeonato Gaúcho.
O Grená tem um título estadual, conquistado em 2000, e vem batendo na trave nas últimas três edições. Em 2024 e 2025 caiu na semifinal, enquanto em 2023 chegou à final, mas ficou com o vice-campeonato.
Em 2026, o Caxias também disputará a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro. Com um calendário recheado e considerado importante para o clube, a direção optou por reformular o departamento de futebol, mas manteve boa parte do elenco que ficou próximo do acesso à Série B na última temporada.
Se em 2025 José Caetano Setti era o homem forte do futebol grená, neste ano Chiquinho Corsetti assume como vice de futebol, trabalhando ao lado de João Corrêa, gerente de futebol. Já Léo Franco foi anunciado em outubro como executivo de futebol.
O comando técnico também foi alterado. Júnior Rocha não teve o contrato renovado, e Fernando Marchiori assumiu o cargo. Aos 46 anos, o treinador trabalhará pela primeira vez no futebol gaúcho e chega ao Centenário credenciado pelo acesso do Primavera à elite do Campeonato Paulista na temporada passada.
Com um novo formato de disputa, agora com menos jogos, aliado ao fato da dupla Gre-Nal iniciar o Campeonato Brasileiro durante a primeira fase do Estadual, cresce a expectativa por uma surpresa na briga pelo título.
“Acredito que o Campeonato Gaúcho mais uma vez vai mostrar a sua força, mostrar que é uma competição importante e, quem sabe, a gente tenha grandes surpresas, principalmente um bom desempenho das equipes do interior. Isso só vai mostrar a importância da competição. Torço para que tenha um bom nível técnico e quem sabe a gente não tenha uma surpresa este ano”, projetou o novo executivo grená, contratado principalmente pelo sucesso em acessos da Série C para a Série B. Léo Franco conquistou o acesso com o Ipatinga e duas vezes com o Botafogo de Ribeirão Preto.
Pré-temporada movimentada
O Caxias foi o primeiro clube do Gauchão a iniciar a pré-temporada. O início dos trabalhos ocorreu no dia 19 de novembro. O longo período de preparação pode ser um diferencial em relação aos principais adversários, como o rival Juventude e a dupla Gre-Nal.
O Grená disputou seis jogos-treino, com vitórias sobre o Sindicato dos Atletas, o sub-20 do próprio Caxias, o sub-20 do Grêmio e o São Cristóvão, equipe amadora. Por último, sofreu duas derrotas para futuros rivais no Gauchão: 1 a 0 para o Monsoon e, no último sábado, 2 a 1 contra o Novo Hamburgo, no estádio Centenário.
“Uma pré-temporada que a gente tem visto como bem produtiva. Nós iniciamos o trabalho com uma base deixada da temporada 2025, de um ano que, apesar da frustração por não ter conseguido o acesso, teve uma primeira fase de Série C muito bem disputada”, ressalta o executivo.
Léo Franco explica que foram mantidos dez jogadores de 2025, além de 17 contratações. O plantel foi completado com mais três atletas da base, totalizando 30 jogadores, número considerado ideal pelo dirigente.
“É um número suficiente para a gente iniciar a temporada, torcendo para que não tenhamos problemas de lesão, já que é uma primeira fase extremamente curta”, afirma.
Perdas e reforços
Entre as principais baixas do elenco estão o goleiro Thiago Coelho, titular na Série C e que se transferiu para a Ponte Preta, e o volante Pedro Cuiabá, reforço do Avaí. Outros nomes importantes que deixaram o Centenário são o zagueiro Alan, que foi para o Volta Redonda, e o lateral-esquerdo Marcelo, agora no Confiança.
As renovações de maior destaque foram as do lateral-direito Thiago Ennes, do meia Tomas Bastos e do atacante Calyson.
Entre as caras novas, o goleiro Léo Lang chega após dois acessos nacionais consecutivos com o Remo. Outro reforço é o zagueiro Joílson, de 34 anos, que teve passagem de sucesso pela Chapecoense em 2020, conquistando o acesso à Série A. No meio-campo, a principal contratação foi o volante Lucas Cândido, com longa passagem pelo Atlético Mineiro e campeão da Série C em 2025 com a Ponte Preta.
De acordo com Léo Franco, o elenco foi montado pensando em toda a temporada. A maioria dos atletas tem contrato até o fim da Série C, mas o dirigente garante que, no início do ano, o foco estará totalmente no Gauchão.
“Acho que a gente reforçou bem nas posições em que não conseguimos a manutenção dos atletas que estavam aqui, principalmente no setor defensivo, onde ocorreram as maiores mudanças. Ainda assim, estamos com uma equipe experiente, com atletas com bagagem de Série B e até mesmo de Série A. Isso nos deixa otimistas para o Campeonato Gaúcho”, completou.
Agenda Gauchão
1ª rodada
Sábado (10)
16h | Juventude x Ypiranga
19h | Guarany x Monsoon
21h | Avenida x Grêmio
Domingo (11)
16h | São Luiz x Caxias
18h | Inter x Novo Hamburgo
19h | São José x Inter-SM