Titular na reta final da campanha do título da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, Thiago Henrique teve seu contrato renovado com o Brasil para a temporada 2026, a primeira sob gestão da SAF.
Por motivos particulares, optou por não acertar com nenhum time no começo do ano, permanecendo em casa até o momento de se reapresentar, ainda sem uma data marcada, mas provavelmente no começo de março.
“Muito feliz por essa renovação. Eu sempre deixei claro que era uma vontade minha ficar. É um clube pelo qual eu tenho muita gratidão. É um clube que me abriu as portas desde a base. Então, fiquei muito feliz”, disse o jogador de 23 anos, em entrevista na Rádio Pelotense 99.5 FM.
Outros atletas confirmados para 2026 vão atuar emprestados. Yuri disputará o Gauchão pelo Avenida, enquanto Otávio acertou com o Inter de Santa Maria. Já Alan jogará o Campeonato Sul-Mato-Grossense pelo Naviraiense.
Volta por cima em 2025
Thiago Henrique chegou ao Bento Freitas durante a Série D, mas entrou em campo apenas uma vez. Mesmo sem espaço com Emerson Cris, permaneceu para a Copinha. Apenas na reta final ganhou protagonismo e deu conta do recado. No jogo de volta da semifinal contra o Gaúcho, sem Alan machucado, Gilson Maciel escalou Thiago Henrique como titular da camisa 5. Ele tinha somado apenas 20 minutos em campo na competição.
Ele relembra que o treinador rubro-negro perguntou se ele poderia fazer a função. Em campo, Thiago Henrique teve boa atuação, sendo substituído somente aos 26 minutos do segundo tempo. O Brasil segurou o empate sem gols e se classificou nos pênaltis.
“Naquele jogo peguei bastante confiança, já pude ajudar em uma situação difícil, de uma adversidade. O Alan vinha jogando muito bem, e ele falou pra mim fazer o simples. Ele conseguiu fazer uma formação de um jeito que conseguiria me ajudar também, pra não ter tanto essa pressão, sabendo que seria uma semifinal”, relembra.
Na final, ainda sem Alan, Thiago Henrique foi mantido no jogo da ida. Já no confronto decisivo, jogou na lateral-direita no lugar do suspenso Yuri e também deu boa resposta, credenciando-se a permanecer no Bento Freitas para 2026.
Após o fim da temporada, o atleta revelado na base do próprio Brasil contou que Hélio Vieira o chamou para conversar e acertaram um novo vínculo.
“Na hora já fiquei muito feliz. Era uma vontade minha. Eu sempre deixei muito claro para todo mundo que eu queria muito continuar no Brasil. É um clube que quero estar jogando. E hoje em dia, como torcedor do Brasil também, é uma honra. Foi muito legal, fiquei muito feliz de receber essa oportunidade, nem pensei duas vezes”, destaca.
Ano diferente
2026 ficará marcado na história do Brasil por ser o primeiro sob a gestão de uma SAF. O processo de transição segue ocorrendo, e Emerson Rosa, um dos membros do Consórcio Xavante, será apresentado nesta quarta-feira.
Para os atletas que farão parte do elenco na Série D, também ficará registrado como os primeiros da era SAF.
“A gente sabe que é uma responsabilidade enorme. Como um torcedor do Brasil também, a gente tem as melhores expectativas do mundo. A gente sabe que essa SAF vai ajudar bastante. É um clube que merece estar brigando por grandes coisas e fazer parte dessa mudança é algo de muita honra”, disse.
“Uma noite mágica”
Durante a entrevista, Thiago Henrique relembrou a conquista da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, vencida no dia 30 de novembro, com uma vitória de 2 a 0 contra o Aimoré. O volante também enalteceu a torcida xavante pela recepção do ônibus e a festa no estádio.
“Foi uma noite mágica. Eu sempre sonhei em jogar com o Bento Freitas lotado, com essa atmosfera, em busca de um título. Desde a base, eu sempre sonhei em viver esse momento, e quando a gente vive parece que é algo que a gente não acredita. As coisas deram certo, a gente sabe que o torcedor precisava, que vinha sendo um ano muito difícil e que, de alguma forma, a gente tinha a chance de dar essa alegria para o torcedor de novo”, complementou o jogador.
Jogador polivalente
Thiago Henrique foi titular como volante durante a Copinha e também como lateral-direito. A capacidade de exercer mais funções é um diferencial. Em 2023, após sair da base, chegou a atuar como zagueiro na equipe de Rogério Zimmermann. Porém, ele mesmo admite a preferência por jogar como volante.
Confira a entrevista completa com Thiago Henrique no player abaixo