56ª edição da Operação Golfinho é lançada no Laranjal

Ação

56ª edição da Operação Golfinho é lançada no Laranjal

Temporada de verão contará com reforço do policiamento e patrulhamento pela areia da praia

Por

56ª edição da Operação Golfinho é lançada no Laranjal
(Foto: Divulgação)

O trapiche da praia do Laranjal, foi palco para o lançamento oficial da 56ª edição da Operação Golfinho, da Brigada Militar, que reforça a segurança pública durante o período de verão, quando há aumento significativo do fluxo de moradores e veranistas na região. De acordo com o comandante interino do 4º Batalhão de Polícia Militar, major Fábio Martinez Maciel, a operação contará com reforço permanente do 5º Batalhão de Polícia de Choque, além do efetivo da companhia, responsável pelo atendimento em Pelotas e Piratini.

Tradicionalmente, a ação é para garantir maior sensação de segurança aos veranistas na temporada. “O aumento do fluxo de pessoas no Laranjal durante o verão exige um reforço no policiamento, para garantir tranquilidade tanto aos moradores quanto aos veranistas que procuram a praia para lazer”, destaca o comandante. Assim como na edição anterior da operação, a Brigada Militar volta a utilizar dois quadriciclos, que irão atuar diretamente na faixa de areia. O uso dos veículos amplia a mobilidade do policiamento e contribui para uma resposta mais rápida em diferentes situações.

“A presença dos quadriciclos aumenta a sensação de segurança e também permite um atendimento mais ágil, inclusive em ocorrências como crianças que se perdem ou outras situações emergenciais”, explica Martinez. A Operação Golfinho envolve ainda uma atuação integrada com o Corpo de Bombeiros, responsável pelo serviço de salva-vidas, além do policiamento ostensivo em toda a região do Laranjal, incluindo o balneário dos Prazeres, Z-3 e demais pontos da orla.

Segundo o comandante, o reforço policial estará durante eventos e festividades previstas para o período, garantindo segurança preventiva e rápida resposta a qualquer ocorrência. “A Brigada Militar estará presente em toda a Costa Doce para assegurar que todos possam aproveitar o verão com tranquilidade e segurança”, afirma.

Durante a solenidade de lançamento, autoridades civis e militares também prestaram homenagens aos policiais que passam a atuar na operação. “A Brigada Militar, nesta data, fez o lançamento da Operação Golfinho no município de Pelotas, em toda a Região Sul do Estado, onde atuamos em forma de reforço, ampliando nossa capacidade ostensiva para garantir um veraneio tranquilo, seguro para as nossas comunidades e para os veranistas que vierem nos visitar, para que possam se sentir seguros e buscar as nossas praias como uma fonte de turismo, de descanso e de lazer”, destaca o comandante do CRPO-Sul, tenente-coronel Tiago Marques Soares.

O vereador Daniel Fonseca (PSD), que é da comissão de Segurança da Câmara de Vereadores, ressalta o compromisso dos profissionais de segurança pública, que permanecem em serviço mesmo durante as datas comemorativas. “Muitos policiais deixam de estar com suas famílias no Natal e no fim de ano para garantir a paz e a ordem no município, enfrentando inclusive as dificuldades do calor intenso do verão”, afirma.

Proteção

Moradores da região destacam a importância da Operação Golfinho. A empresária Gabriela Pereira Medina, de 35 anos, moradora do Laranjal há 31 anos, avalia positivamente o reforço policial. “Dá uma sensação muito maior de segurança. Com o aumento de pessoas no verão, acabam ocorrendo mais furtos e roubos. Como o efetivo normalmente é menor aqui, esse reforço é muito importante para nós”.

Para a Associação da Comunidade do Laranjal (Asclar), a data representa o início do veraneio. “O Laranjal tem um posto da Brigada Militar há anos, mas que serve como base para quem faz o patrulhamento. Nós estamos sempre com o intuito de que não tire essa base”, ressalta a presidente da entidade Fernanda Rebelo que mantém sempre laços estreitos com o comando. “Nosso diálogo é para conseguirmos a nossa segurança e a segurança dos visitantes”, garante.

Acompanhe
nossas
redes sociais