Terminou neste domingo (21) a primeira parte da temporada 2025-2026 do Jockey Club de Pelotas com a realização do Grande Prêmio Encerramento 2025. O retorno das corridas está marcado para o dia 11 de janeiro com a promoção do GP Abertura 2026. A grande estrela da tarde de corridas foi Fera do Manno, do Stud Lobão de Pelotas, que conquistou o bicampeonato na prova conduzido pelo jóquei porto-alegrense José Antonio Rodrigues.
A vitória veio em uma prova na qual o craque do time azul e ouro surpreendeu o favorito Eco Alfa, do Stud Kategoria, nos metros finais. Logo na largada, Eco Alfa, montado por Kauã Gonçalves, tomou a liderança e em poucos metros abriu três corpos de vantagem para os demais. Apesar dos 62 quilos, Eco Alfa liderou a corrida com facilidade até a entrada da reta final, quando passou a ser pressionado por Maranhão montado por Ricardo Dornelles e Fera do Manno, mais afastado. Enquanto os dois companheiros do Stud Kategoria duelavam pela ponta, J.A. Rodrigues escolheu a parte de fora da pista para deixar Fera do Manno dar seu sprint final. A tática deu certo e Fera do Manno passou com facilidade vencendo o páreo por um corpo de vantagem.
“Ele é um cavalo que vai para briga quando é convidado e foi o que aconteceu. Nos 800 finais, convidei e ele aceitou novamente. Quando a gente vinha sofrendo por dentro e abriu para fora ele se sentiu bem para fazer a passagem e correr tudo o que pode, daí foi só desfrutar o melhor dele e para o abraço”, comentou o jóquei J.A. Rodrigues.
Para o proprietário, Giovane Gonçalves, o bicampeonato surge como um alento em uma temporada que não tem correspondido às expectativas do Stud Lobão de Pelotas e reafirma Fera do Manno como o principal animal da cocheira. Ele é presença garantida nos clássicos do primeiro semestre de 2026 como os GPs Cidade do Rio Grande (fevereiro) e Princesa (abril).
“Nós tínhamos um pouco de medo da distância, que era adversa, porque ele é um cavalo para distâncias mais longas, mas chegou a tempo e nos deu essa alegria novamente. Esta primeira parte da temporada não foi o que a gente esperava, mas ganhamos algumas corridas. Mas agora nossas expectativas se renovam e vamos focar no GP Cidade do Rio Grande e nos outros clássicos”, disse.
Todos os vencedores
Nas outras cinco provas do dia, um dos destaques foi o jóquei porto-alegrense César Machado, que venceu o segundo e o terceiro páreo com Idol do Jaguaretê, do Stud São Jorge Jaguarão, e North Shore, do Stud Embalagem.
A primeira corrida da tarde foi vencida por Narcisos, do Stud Kategoria, com K. Gonçalves, enquanto Atrevido da Lagoa, de Paulo Laurindo, montado por Douglas Paz, venceu o quarto páreo, e Lady Province, do Stud Três Cores da Província, montada pelo carioca voador Henrique de Oliveira, ganhou a reta que fechou a programação.
