O verão começou oficialmente no hemisfério sul no último domingo (21), às 12h03 (no horário de Brasília). No momento em que a troca de estação aconteceu, o Rio Grande do Sul estava sob alerta para a possibilidade de temporais. Até o momento, nenhum município reportou a ocorrência de chuvas em grandes proporções ou estragos.
Esta segunda-feira (22), a primeira da nova estação, começou com temperaturas elevadas em toda a região Sul. A mínima em Pelotas foi de 23ºC, com sol entre nuvens. Ainda que haja a melhora das condições climáticas neste começo de semana, sem previsão de chuva, os alertas para temporais permanecem para os próximos dias.
As regiões que devem enfrentar maior criticidade nas chuvas nesta segunda são a Oeste, o Centro e as Missões. A Zona Sul deve registrar um maior acumulado entre terça (23) e quarta-feira (24).
Um bloqueio atmosférico sobre o Rio Grande do Sul faz com que a instabilidade permaneça ao longo da semana. Há possibilidade do Natal ser chuvoso em todo o Estado.
Alerta
A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta no domingo onde a Costa Doce e o Sul aparecem em amarelo, como atenção para temporais com acumulados consideráveis de chuva. O Extremo Sul aparece em verde, sob condição normal, sem alertas.
A vigência da recomendação, de acordo com o órgão, é até o final da terça-feira.
