Após um final de semana de calor intenso e predominância de sol em todo o Rio Grande do Sul, com temperaturas que chegaram aos 40ºC em algumas regiões, a segunda-feira (8) começa sob alerta para a formação de um ciclone extratropical.
A Zona Sul registrou máximas, principalmente durante o sábado (6), superiores a 32ºC, marcando o primeiro momento de calor intenso, próximo à chegada do verão, o que lotou os balneários e praias da região.
No entanto, a formação de um ciclone extratropical, de grande magnitude, é projetada pelos meteorologistas e levou a Defesa Civil Estadual a emitir alerta para as mudanças climáticas mais intensas no Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira.
O aprofundamento de um sistema de baixa pressão, associado a formação do ciclone extratropical deve influenciar nas chuvas no começo desta semana nas regiões Oeste, Centro, Missões, Noroeste, Norte, Vales e parte da Campanha, da RMPOA e do Litoral Norte. Nessas regiões, os acumulados variam entre 15 e 60 mm por dia, com pontuais de até 100 mm por dia nas Missões, Noroeste e no Centro do Estado. Nas demais áreas, a chuva chega no decorrer da noite, sem condições para temporais.
A maior severidade é esperada na Zona Sul entre a noite de terça-feira (9) e a madrugada de quarta (10). A tendência é que, na quarta, o ciclone extratropical se desloque em direção ao oceano, favorecendo rajadas intensas de vento entre 70 e 90 km/h na metade Leste do Estado, com pontuais passando dos 100 km/h no Sul, Campanha, Costa Doce, Nordeste e em todo o Litoral. O mar permanece agitado e com ressaca. Além disso, as chuvas acompanhadas de trovoadas seguem intensas em áreas do Sul gaúcho e também em áreas da metade Leste, Centro e Campanha, mas com menor intensidade. Os acumulados variam entre 30 e 50 mm por dia, podendo chegar aos 110 mm por dia no Sul.
