Associação Comercial de Pelotas (ACP) e o Sebrae/RS realizam nesta quinta-feira (4), às 18h30min, a última edição de 2025 do ciclo Bora Empreender, iniciativa consolidada ao longo do ano como um dos principais espaços de capacitação e troca de experiências para empresários, gestores e profissionais da região.
Para fechar o calendário com foco em resultados, o tema escolhido foi “Vendedores Campeões”, conduzido por Ronan Mairesse, mentor e consultor com mais de uma década dedicada à formação de equipes de alta performance. Com experiência ao lado de líderes empresariais, atletas, clubes e seleções, Mairesse integra a equipe de Roberto Shinyashiki no Instituto Gente, em São Paulo, e vem a Pelotas para discutir técnicas de vendas, preparo emocional, disciplina e estratégias que influenciam diretamente o desempenho comercial.
A vice-presidente de Serviços da ACP, Carolina Gularte, destaca que o Bora Empreender nasceu com o propósito de criar uma estrutura permanente de apoio aos empresários locais.
“Criamos um comitê do Empreender para reunir a comunidade empreendedora e oferecer um espaço de integração, troca e aprendizado”, afirma. Já a gestora de atendimento individual da Regional Sul do Sebrae, Caren Vinhas, ressalta os avanços observados na troca entre empresários, no engajamento e no surgimento de novas ideias a cada edição do Bora Empreender.
“O mais importante é que o programa aproxima empreendedores, gera conexões estratégicas e, principalmente, entrega ferramentas reais para aprimorar gestão, vendas, marketing e inovação”, diz.
Na mesma linha, Carolina Gularte conta que o desenho das cinco edições do ciclo partiu de necessidades concretas dos empresários. “Os empreendedores, na maioria das vezes, fazem tudo: cuidam das redes sociais, do financeiro, das vendas e agora ainda precisam lidar com IA. Por isso, pensamos nos temas essenciais para profissionalizar negócios. O Bora Empreender veio para transformar conhecimento em ação.”
A escolha de vendas como tema para encerrar 2025 foi pensada de forma estratégica para que os participantes possam aproveitar o movimento forte do varejo de fim de ano e iniciar 2026 mais preparados. “O objetivo é fazer com que cada participante saia daqui enxergando caminhos reais para crescer”, diz Carolina.
O que o público pode esperar da palestra em Pelotas
Ronan Mairesse antecipa pontos centrais da sua abordagem na palestra realizada na ACP. Entre os principais temas estarão a relevância do bom relacionamento humano e da capacidade dos vendedores de gerar confiança, empatia e segurança para o cliente em um mercado dominado por tecnologias.
“Quando um profissional faz o cliente se sentir importante, ouvido e amparado, mesmo um produto mais barato na internet deixa de ser mais atraente. As pessoas pagam mais caro quando se sentem seguras, e segurança não se automatiza. Vamos mostrar como construir conexões reais, inspirar confiança e se tornar inesquecível para o cliente”, diz.
Ao final do ciclo, a ACP fará ainda um levantamento com os participantes: “Queremos saber se entregamos aquilo que prometemos: capacitação real, integração, fortalecimento de competências”, explica Carolina.
