Sem acesso à Série A-2, Rio Grande espera calendário para planejar 2026

O Mais Antigo

Sem acesso à Série A-2, Rio Grande espera calendário para planejar 2026

Eliminado da Terceirona, Vovô foca na base e projeta liberação do estádio Arthur Lawson

Por

Atualizado quarta-feira,
03 de Dezembro de 2025 às 13:31

Sem acesso à Série A-2, Rio Grande espera calendário para planejar 2026
Clube tem usado sua casa apenas para treinar, já que não há permissão para sediar partidas desde 2023 (Foto: Jô Folha)

O Rio Grande espera a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) definir o calendário da próxima temporada para planejar seu 2026. Sem o acesso à Série A-2 após a eliminação nas semifinais da Terceirona para o Guarani de Venâncio Aires, o Vovô foca nas categorias de base e mira a liberação do estádio Arthur Lawson para sediar partidas no ano que vem.

Após se classificar na primeira fase como segundo colocado do grupo B, o Mais Antigo foi superado por 6 a 0 no placar agregado pelo time da terra do mate. No estádio Aldo Dapuzzo, a derrota foi por 2 a 0; no Edmundo Feix, onde o zagueiro Léo Salles acabou expulso ainda durante a etapa inicial, 4 a 0.

Foi a terceira vez em cinco temporadas que o Rio Grande chegou ao mata-mata valendo acesso para a segunda divisão. Em 2021, perdeu para o Gaúcho de Passo Fundo; e em 2022, para o Bagé, nos pênaltis. “A gente vem batendo na trave faz três anos”, diz à Rádio Pelotense 99,5 FM o vice-presidente do Tricolor, Claudio Santana.

Futuro

Os passos seguintes do clube, de acordo com o dirigente, dependem do calendário da FGF. O da atual temporada foi lançado em 21 de dezembro de 2024. Essa certeza norteará as decisões do Rio Grande. “Não adianta a gente firmar uma coisa agora e a Terceirona ser lá em setembro”, resume o vice-presidente.

Claudio Santana afirma que a preferência é pela separação do calendário das competições sub-20 e profissionais, de maneira que se evite o conflito de datas. A Terceirona é um campeonato sub-23, com a permissão de no máximo três atletas acima dessa idade em cada partida, ou seja, a base serve como fonte direta de jogadores para o time de cima.

Para 2026, o Vovô quer voltar a mandar seus compromissos no estádio Arthur Lawson, onde não atua desde 2023. O clube fez acertos com o Riograndense para jogar no Torquato Pontes e, na última partida, usou a casa do São Paulo, o Dapuzzo. “Terminou o projeto do PPCI e agora faltam só as vistorias. Acredito que até março está tudo resolvido”, projeta Santana.

Nas próximas semanas, o Tricolor será representado por times sub-17 e sub-20 na Copa Pequeno Gigante, em Rolante; e na Copa Ventos do Sul, que é sub-20, em Rio Grande. Para o ano que vem, a ideia é disputar os Gauchões sub-13, 15, 17 e 20.

Campanha do Rio Grande
Terceirona Gaúcha 2025

Riograndense 2 x 0 Rio Grande
Rio Grande 0 x 1 São Paulo
São Gabriel 0 x 1 Rio Grande
Rio Grande 3 x 1 São Gabriel
São Paulo 1 x 0 Rio Grande
Rio Grande 2 x 1 Riograndense

Rio Grande 0 x 2 Guarani-VA
Guarani-VA 4 x 0 Rio Grande

Acompanhe
nossas
redes sociais