Dez vitórias e dois empates em 12 partidas. Assim foi a campanha invicta do Vila Nova rumo ao título da 55ª edição do campeonato da Associação Colonial de Pelotas (ACP) na categoria Titulares. O clube do 7º Distrito de Pelotas garantiu a taça em casa, no estádio Eliseu Crochemore, no último domingo (30), ao golear o Arroio do Padre por 4 a 1 em um clássico do futebol da colônia.
O Vila marcou 30 gols e sofreu nove na competição. A equipe comandada por Alexsandro Amaral, o Serraninho, triunfou nos seis duelos eliminatórios. Na grande decisão, o artilheiro do torneio, Tarifa, anotou mais duas vezes e, com outros gols de Maike e Esmarlei, o Tricolor consolidou a conquista. Charles descontou para o Arroio em um dia que levou cerca de três mil pessoas ao 7º Distrito para as finais das cinco categorias.
“Atribuo muito ao trabalho da diretoria, ao grupo que foi montado, um grupo excelente de jogadores. As coisas vieram dando certo no decorrer do campeonato. Cada parte tendo suas dificuldades às vezes, nem todos podendo vir aos jogos, devido a outros campeonatos”, disse Alexsandro Amaral em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM, que transmitiu com imagens cinco partidas do campeão.
A constância é apontada pelo treinador como uma das razões para o desfecho positivo. De acordo com o técnico, 21 dos 23 atletas seguiram presentes nos compromissos do time da metade até o final da competição. No futebol colonial, é normal que outros torneios da região gerem rotatividade de jogadores, uma vez que a remuneração varia, inclusive em disputas de futsal e futsete.
É a vez da ACE
Finalizada a disputa da ACP, os próximos meses serão de protagonismo da Associação Colonial de Esportes (ACE), cujo campeonato começa no domingo. Seis times participam: Índio (Morro Redondo), Retiro, Cruzeiro (Bachini), Boa Esperança (Grupelli), Botafogo (Monte Bonito) e Michaela (Passo da Michaela). Após jogos em turno único, os quatro melhores avançam às semifinais, que serão em ida e volta.
Campanha do campeão da ACP
Independente 0 x 0 Vila Nova
Vila Nova 2 x 0 Sanga Funda
Arroio do Padre 1 x 2 Vila Nova
Vila Nova 3 x 1 Santa Irene
Marítimo 1 x 2 Vila Nova
Vila Nova 1 x 1 Concórdia
Concórdia 0 x 4 Vila Nova
Vila Nova 3 x 0 Concórdia
Sanga Funda 2 x 3 Vila Nova
Vila Nova 5 x 2 Sanga Funda
Arroio do Padre 0 x 1 Vila Nova
Vila Nova 4 x 1 Arroio do Padre
Escalação da final | Samuel; Derick, Pablo, Fernando e Choco; Felipe Leitzke, Tiago, Negresco, Esmarlei; Tarifa e Maike. Técnico: Alexsandro Amaral.
