Obras do novo estádio do Farroupilha ainda dependem de licenças para começar
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Tricolor

Obras do novo estádio do Farroupilha ainda dependem de licenças para começar

Arquiteto responsável pela construção cita possibilidade de início dos trabalhos até o fim do ano

Por

Obras do novo estádio do Farroupilha ainda dependem de licenças para começar
Negociação do clube é uma permuta que envolve o tradicional Nicolau Fico (Foto: Ederson Ávila - GAF)

Seguem em tramitação etapas burocráticas para a liberação do começo das obras do novo estádio do Farroupilha. O projeto arquitetônico inicial da chamada Arena Ninho do Cardeal foi apresentado em dezembro de 2022. O terreno onde se planeja a construção fica na avenida 25 de Julho, às margens da BR-116, próximo à rótula de conexão com a rodovia.

De acordo com a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) de Pelotas, o projeto da nova casa do Tricolor está em análise e não há pendências quanto ao Plano Diretor. Entretanto, existe um processo em andamento na Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).

Via assessoria de comunicação da prefeitura de Pelotas, a SQA informa que emitiu licença prévia para a construção do estádio em novembro de 2023. Desde então, ainda conforme a SQA, não foi protocolada a licença de instalação, algo que, de acordo com a secretaria, precisa partir do requerente – no caso, o Farroupilha.

O que já avançou

Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, Claudio Barcellos, o projeto está em análise na prefeitura nos “trâmites finais de aprovação”. O profissional garante que licenças anteriormente necessárias, como estudos de impacto ambiental e de segurança, levantamento topográfico e laudo de cobertura vegetal, estão aprovadas.

“Com as aprovações do projeto em andamento, acredito que em mais uns 20 ou 30 dias deve estar liberada a questão do projeto arquitetônico. Depois entram os projetos complementares, que levam mais uns 30 ou 45 dias, e vai para o meio ambiente fazer a licença de instalação”, afirma o arquiteto.

A projeção do profissional é de que tudo esteja liberado para o início da execução das obras até o final deste ano.

O projeto

A mudança de endereço do Farroupilha é fruto de uma permuta com uma empresa parceira, que na sequência terá à disposição o terreno onde hoje fica localizado o estádio Nicolau Fico, no Fragata. Segundo o ex-presidente e atual vice, Fábio Costa, a negociação permitiu zerar as dívidas do clube.

O projeto apresentado há quase dois anos informava que o terreno teria quatro hectares. A estrutura teria, além do gramado, vestiários, arquibancadas e espaço administrativo, por exemplo. Conforme Claudio Barcellos, o projeto sofreu algumas modificações com o passar do tempo por opção do Farroupilha.

Por meio da assessoria de imprensa, o clube informa que realizará uma entrevista coletiva em breve para detalhar atualizações a respeito do projeto.

Enquanto isso…

O Farroupilha iniciou na segunda-feira a pré-temporada para a Terceirona Gaúcha. O time será dirigido por Rodrigo Bandeira e mandará suas partidas no Bento Freitas. O Fantasma estará em chave com Rio Grande, Riograndense e São Paulo. A competição vai começar no dia 22 de setembro. Serão jogos em ida e volta. Avançam às semifinais os dois primeiros colocados. Sobem para a Série A-2 de 2025 os dois finalistas.

Já a equipe sub-20 do Tricolor, dirigida pelo técnico Alex Alves, disputa um torneio estadual organizado pela Sulicampe. O Farrapo soma cinco pontos em três jogos. Neste domingo, às 15h, o time recebe o Craquinho, de Camaquã, no Nicolau Fico. O ingresso custa R$ 5 ou a doação de um quilo de alimento não perecível.

Acompanhe
nossas
redes sociais