No começo da manhã desta sexta-feira (28), a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta direcionado para as cidades de Pelotas, São Lourenço do Sul e Rio Grande, para a possibilidade de forte incidência de temporais. A maior gravidade do fenômeno foi registrada em Morro Redondo, onde foi registrada uma forte queda de granizo, com pedras de tamanho médio.
As localidades de Afonso Pena, Reserva e Valdez estiveram entre as mais atingidas com queda de pedras de gelo de diferentes tamanhos. Produtores rurais descrevem o episódio como um dos mais fortes em anos e a Defesa Civil Regional registrou algumas perdas em plantações.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a combinação de ar muito quente atuando no continente, aliado com a passagem de uma frente fria pela costa gaúcha, favoreceu a formação de áreas de instabilidade, que foram capazes de gerar temporais fortes a severos. Com rápida elevação nas temperaturas, os termômetros ultrapassaram os 33ºC em cidades como Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini e Arroio Grande.
Serra Gaúcha
A região de maior risco durante a incidência dos temporais no Rio Grande do Sul foi a Serra Gaúcha. As áreas mais afetadas foram Santo Antônio, em Alto Feliz, e Forqueta Baixa e Morro Gaúcho, em Vale Real. Em muitas propriedades, a queda de granizo, acompanhada de rajadas de vento muito forte, resultou na perda total da safra.
Diante da situação, a prefeitura de Vale Real convocou uma reunião com técnicos da Defesa Civil do Estado para avaliar o impacto total e definir as medidas emergenciais. A administração municipal adiantou um decreto de situação de emergência para facilitar o acesso a apoio estadual e federal.
Alerta Cell Broadcast
A Defesa Civil do Estado emitiu, pela segunda vez, o alerta via Cell Broadcast, que é utilizado em casos de desastres severo e extremo. Os avisos chegaram até os moradores do interior de Dom Feliciano, Chuvisca, Cerro Grande do Sul e Camaquã.
A ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso.
Próximos dias
De acordo com o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel, no sábado, as temperaturas tendem a ficar mais amenas com a chegada de uma nova massa de ar frio. Na faixa litorânea, a previsão é de variação de nebulosidade e chance de chuva rápida em áreas isoladas, principalmente à noite. No domingo, o céu deve permanecer com muita nebulosidade e previsão de pancadas de chuva e trovoadas, com maior probabilidade de ocorrência na Zona Sul entre a tarde e à noite, devido à condição de maior instabilidade atmosférica, que deverá permanecer sobre a região até a segunda-feira.
