A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para instabilidades que atuam em áreas da região Sul no começo da manhã desta sexta-feira (28). A vigência é até às 9h55, podendo estender-se. A condição de atenção é direcionada, principalmente, para as cidades de Rio Grande, Pelotas e São Lourenço do Sul, pela chance de granizo e a incidência de raios. Há risco moderado para destelhamentos.

O avanço de uma frente fria oceânica na sexta-feira (28), favorece tempestades com queda de granizo, que pode ser grande, rajadas de vento, chuva forte e raios na metade Leste do Rio Grande do Sul. Além disso, em áreas da Costa Doce, RMPOA, parte dos Vales e da Serra, e no Litoral Norte, as tempestades podem produzir rajadas intensas de vento acima de 90 km/h, com potencial para microexplosões.
No decorrer da madrugada, o avanço de uma frente fria oceânica favoreceu temporais isolados em algumas cidades do Sul do Estado. Já no final da manhã e ao longo da tarde, segundo a Defesa Civil Estadual, as tempestades ganham intensidade na Costa Doce, RMPOA, Vales, Serra, Nordeste e no Litoral Norte, com condições para queda de granizo, que pode ser grande, e rajadas de vento intensas. Os acumulados variam entre 10 e 40 mm/dia, podendo pontualmente chegar a 50 mm/dia na Serra, Costa Doce e Sudeste.
A tendência é que no sábado (29) o tempo fique estável em boa parte do Rio Grande do Sul, com potencial de temporais isolados apenas no Oeste e parte da Campanha, com acumulados entre 5 e 30 mm/dia.
