Carreta da Saúde fica até 19 de dezembro em Pelotas

Oportunidade

Carreta da Saúde fica até 19 de dezembro em Pelotas

Em um mês, estima-se que mais de 200 mulheres foram atendidas

Por

Carreta da Saúde fica até 19 de dezembro em Pelotas
Com a chegada de dois especialistas há 10 dias, a projeção do MS é de 60 a 80 procedimentos diários. (Foto: Jô Folha)

A chegada da Carreta da Saúde a Pelotas tem representado mais do que a realização de exames: para muitas mulheres, significa o fim de uma longa espera e o início de um caminho mais seguro para o diagnóstico. Entre elas está Paula Helen Mendonça Pires, 42, doméstica e babá, que aguardava há dois anos por uma ultrassonografia mamária.

Assim como ela, outras pacientes que estavam na fila poderão ser chamadas a qualquer momento, pois o Ministério da Saúde e a prefeitura decidiram prorrogar a permanência da carreta até o dia 19 de dezembro, garantindo o atendimento de mais mulheres que aguardam consultas, mamografias e ultrassonografias mamária, pélvica e transvaginal.

“Eu descobri um caroço na volta do seio e na axila ainda no Outubro Rosa, em 2023. Me mandaram para o posto, depois para a secretaria… e eu fiquei aguardando”, revela. Após dois anos de espera, ela foi chamada via WhatsApp e passou pelos procedimentos que podem pôr fim à angústia da dúvida. “Se não fosse a carreta aqui, eu estaria esperando. O meu temor é que, quanto mais tempo demora para saber o que é o caroço, mais perigoso pode ficar”, confessa. A paciente ainda deve cumprir algumas etapas, mas o resultado dos exames em mãos já simboliza um presente de Natal. “O atendimento móvel trouxe alívio e a garantia de seguir para o tratamento.”

De acordo com o assessor de imprensa do programa Agora Tem Especialistas no Estado, Luciano Velleda, a projeção gira entre 60 e 80 procedimentos por dia. “Destaco que uma mulher pode fazer vários procedimentos, então não significa necessariamente essa média fechada”, comenta. Ele explica que o Ministério da Saúde ainda não tem o levantamento de quantos exames foram realizados em um mês. Acredita-se, no entanto, que mais de 200 mulheres tenham passado pela unidade móvel.

Uma delas é Carmen Berenice Domingos de Oliveira, 45 anos, que também celebra o atendimento. Ela aguardava desde 2023 por uma ultrassonografia mamária. “Eu tinha encaminhamento pelo postinho, mas nunca chamavam. Quando recebi a mensagem no WhatsApp avisando que podia vir, foi um alívio. A gente precisa fazer esse exame todo ano”, defende.

Permanência

A Carreta da Saúde deu início aos atendimentos em 28 de outubro, mas a equipe só ficou completa há dez dias com a chegada do médico ginecologista e do médico responsável pelas ultrassonografias, o que deve acelerar os procedimentos e pode ter motivado a prorrogação da unidade em Pelotas até o dia 19. A carreta está instalada no Largo de Portugal, junto à antiga Estação Ferroviária, e conta com equipe completa para realizar os atendimentos.

A ação integra o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, viabilizado pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS). O objetivo é ampliar o acesso a cuidados especializados e reduzir o tempo de espera, especialmente em regiões com déficit de serviços ou longas filas.

Agendamento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pelotas, responsável pela organização dos atendimentos, reforça a importância de as pacientes atenderem ligações de números desconhecidos, pois todas são previamente convocadas pela equipe municipal.

Exames oferecidos

A carreta disponibiliza exames de prevenção e diagnóstico de câncer de mama e colo do útero, incluindo:

  • Mamografia
  • Ultrassonografia mamária bilateral
  • Ultrassonografia transvaginal
  • Ultrassonografia pélvica
  • Exames anatomopatológicos
  • Procedimentos terapêuticos em ginecologia

Acompanhe
nossas
redes sociais