Redes de Cooperação fará nesta quinta-feira seu terceiro encontro

evento

Redes de Cooperação fará nesta quinta-feira seu terceiro encontro

Palestra de Roberto Fehrenbach será a principal atração. Programa busca verba para renovação em 2026

Por

Redes de Cooperação fará nesta quinta-feira seu terceiro encontro
Pelotas Parque Tecnológico receberá empresários da região (Foto: Jô Folha)

O Programa Redes de Cooperação realiza nesta quinta-feira (27), às 19h, seu terceiro encontro no Pelotas Parque Tecnológico. A principal atração da atividade será a palestra do professor Roberto Fehrenbach, sobre a transformação de desafios em oportunidades.

Voltado para os empresários integrantes do programa, o encontro será uma ocasião para tratar de estratégias práticas aplicáveis a comportamentos e medos, explica a supervisora do projeto Redes de Cooperação, Cristiane Tunes. “Com a palestra do professor Roberto Fehrenbach, esperamos motivar os empresários para a virada de ano”, diz.

O Programa Redes de Cooperação, realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), atende cerca de 200 empresas. Conforme Cristiane, atualmente existem 15 redes de cooperação, com diferentes focos, que atendem empresas em 11 municípios do Corede Sul.

A expectativa é de receber cerca de 100 empresários. Temas como negociação em conjunto, marketing compartilhado, capacitações, visitas a feiras e visitas técnicas, além da troca de informações entre os projetos de cada rede, também estarão em pauta para debate.
Cristiane explica que os dois primeiros encontros tiveram como objetivo ampliar a rede de relacionamento entre os participantes. “Foram encontros bastante produtivos, que incentivaram a troca de experiências entre as redes”, conta. Interessados em participar devem fazer inscrição gratuita via formulário disponível clicando aqui.

Perspectivas para 2026

Como o projeto não foi selecionado para receber recursos da Consulta Popular, o Redes de Cooperação deve encerrar suas atividades em 31 de dezembro de 2024. A supervisora ressalta que o maior desafio para o programa será a busca de recursos para sua continuidade.

A equipe tenta prorrogar o funcionamento até março de 2026, mas ainda não há resposta definitiva. “As redes continuarão com seus projetos, porém seguirão sozinhas, sem acompanhamento técnico, até uma possível renovação”, explica. Em sua quinta edição, o programa foi retomado em maio de 2024.

O Redes de Cooperação também teve edições nos períodos de 2001 a 2006; 2014 a 2015; 2017 a 2018; e 2022 a 2023.

Redes de Cooperação

O Projeto Redes de Cooperação busca fomentar a cultura associativa entre micro, pequenas e médias empresas, voltado a empreendedores dos setores da indústria, comércio, serviços e agronegócio. Trata-se de uma forma de organização empresarial em que a lógica da concorrência dá lugar à colaboração, gerando benefícios para as empresas envolvidas, seus fornecedores e consumidores. A constituição de redes possibilita a execução de ações conjuntas, facilita a resolução de desafios comuns e amplia as oportunidades de crescimento.

Acompanhe
nossas
redes sociais