Chegou a hora da decisão na Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. Nesta quinta-feira (27), às 19h, o Brasil inicia a disputa pelo título contra o Aimoré, no estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. O confronto decisivo será no domingo, também às 19h, no Bento Freitas, que deverá estar lotado. Não há mais ingressos para a arquibancada Norte, o que demonstra a forte mobilização do torcedor rubro-negro.
A Rádio Pelotense 99,5 FM inicia a cobertura às 17h, com o programa Concentração. A Jornada Esportiva começa às 18h30min.
O Xavante busca o primeiro título no atual formato da Copinha e, diante do Índio Capilé, disputará sua terceira final. O Brasil foi vice-campeão em 2007, contra o Caxias, e em 2012, diante do Juventude. Em 2007, a derrota para o Grená ocorreu nos pênaltis, em pleno Bento Freitas. Cinco anos depois, o revés para o Alviverde veio após derrota por 2 a 1 no Alfredo Jaconi e empate sem gols na Baixada.
Murilo retorna de suspensão
Com apenas três dias de preparação entre a classificação contra o Gaúcho e o jogo de ida da final, Gilson Maciel trabalhou com o elenco na segunda, terça e na manhã da quarta-feira, no Bento Freitas. A viagem para São Leopoldo ocorreu no começo da tarde.
O treinador xavante terá o retorno do volante Murilo Cavalcante, que cumpriu suspensão pelo cartão vermelho recebido no jogo de ida da semifinal. Por outro lado, Alan segue fora. Gilson Maciel tem algumas opções para montar o meio-campo para encarar o Aimoré.
Em Passo Fundo, atuaram Thiago Henrique, Giovani Alvisi e Silvano, este deslocado para o meio, com Johann entrando no time para jogar aberto pelo lado direito. Gilson pode manter os volantes, dando mais liberdade para Murilo chegar ao ataque. O camisa 8 é o artilheiro do Brasil na competição, ao lado de Patrikão, com quatro gols cada.
Outra alternativa seria colocar Murilo no lugar de Thiago Henrique, jogador que pouco atuou na competição, mas que cumpre diversas funções. O meia Thiago Góes vinha sendo titular, mas foi substituído no intervalo do jogo de volta contra o Juventude, ainda na segunda fase. Depois disso, ficou no banco nos dois confrontos contra o Gaúcho, entrando apenas no duelo de ida.
Ex-Brasil desfalca o Aimoré
O volante Jeferson Lopes, ex-Brasil, desfalca o Aimoré por conta de uma entorse no tornozelo. Ele foi titular nas 25 partidas do Índio Capilé no ano, somando Divisão de Acesso e Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. Ariel Lanzini deve escalar Luiz Gustavo ou Matheus Rodrigues, dois jogadores de frente. Assim, Vidmar deve ser recuado para atuar como volante ao lado de Araújo.
O Aimoré não vem tendo sucesso em casa contra a dupla Bra-Pel. Em três jogos, foram três derrotas. Na primeira fase, o Xavante venceu no Cristo Rei por 2 a 1, em partida que marcou a estreia de Gilson Maciel como técnico, substituindo Emerson Cris. Por outro lado, aquele resultado levou a direção do clube de São Leopoldo a optar pela troca no comando técnico.
Prováveis escalações
Aimoré: Enzo; Maicon, Micael, Tiago Pedra e Cássio; Araújo, Vidmar, Mauri, Cris Magno e Luiz Gustavo (ou Matheus Rodrigues); Ariel. Técnico: Ariel Lanzini.
Brasil: Tiepo; Yuri, Jô, Felipe Camargo e Otávio; Giovani Alvisi, Murilo, Johann (ou Thiago Góes), Silvano e Wesley Santos; Patrikão. Técnico: Gilson Maciel.
Horário: 19h desta quinta-feira (27).
Transmissão: Rádio Pelotense 99,5 FM e YouTube @ahoradosul.
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva.
Local: Cristo Rei.
Agenda das finais
Quinta-feira (27) | Ida
19h | Aimoré x Brasil
Domingo (30) | Volta
19h | Brasil x Aimoré
