O projeto Pedras Altas 2024 faz a estreia do município nas celebrações do Dia do Patrimônio. Iniciativa capitaneada pela Associação de Turismo de Pedras Altas (Atupa), em parceria com outras seis entidades, o evento oferece à comunidade e aos visitantes diferentes atrações, no sábado e no domingo. A programação ocorrerá na sede do Sindicato Rural, no CTG Sentinela de Pedras Altas e no Castelo de Pedras Altas. Entre as atividades, estão: mostras, visitas guiadas, lançamento de livro, apresentações da cultura artística gaúcha e jogos. Na sexta-feira, a ação foi fechada para grupos de escolas.
A proposta é valorizar as tradições das lidas campeiras, o modo de ser dos habitantes do pampa, os hábitos e a culinária como patrimônios do município. No sábado, das 13h30min às 20h, o Sindicato Rural recebe a mostra de guasquerias e de artesanato em lã crua e o lançamento do livro Guasqueiro – A arte gaúcha do couro no apero crioulo – 2ª edição (Lobato e Valente), além de ter degustação da gastronomia campeira.
Das 18h às 20h, o fogo de chão e a presença de um gaiteiro são o convite para uma roda de conversa. No domingo as atividades ocorrem das 10h às 16h. No sábado o Castelo estará aberto à visitação guiada, das 16h às 18h. Para esta atividade é necessária inscrição prévia pelo e-mail: [email protected].
As atividades do Sentinela de Pedras Altas ocorrerão somente no domingo, das 10h às 17h, com demonstração de jogo do osso, música e roda de mate. Às 12h haverá almoço campeiro, com venda de ingressos antecipada, e às 14h apresentação da invernada artística mirim. As ações integram a programação oficial do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura.
Agende-se
O quê: Dia do Patrimônio em Pedras Altas
Quando: sábado e domingo
Onde: programação diferenciada na sede do Sindicato Rural, no CTG Sentinela de Pedras Altas e no Castelo de Pedras Altas
Instagram: @atupapedrasaltas
WhatsApp: (53)99982-9982