São Lourenço do Sul avança em políticas climáticas com participação na COP30

Meio ambiente

São Lourenço do Sul avança em políticas climáticas com participação na COP30

Prefeito Zelmute Marten avalia a conferência como “muito bem-sucedida”

Por

São Lourenço do Sul avança em políticas climáticas com participação na COP30
Prefeito de São Lourenço do Sul (de vermelho) participou do evento. (Foto: Divulgação)

A 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) foi encerrada no sábado (22), reunindo líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações de enfrentamento à crise climática. Entre os representantes da Zona Sul esteve o prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten (PT), que participou de três painéis e firmou acordos importantes para o município e para a região.

Marten participou da COP30 a convite da ONU-Habitat, representando os municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes e apresentando seus principais desafios, especialmente no acesso ao financiamento climático. A contribuição ganha ainda mais peso considerando que, segundo estimativa de 2020 do IBGE, 80% dos municípios do país têm até 50 mil habitantes.

O primeiro painel ocorreu no dia 11 e contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da diretora-executiva da COP30, Ana Toni. A discussão abordou o federalismo climático, que busca integrar governos federal, estaduais e municipais na construção de estratégias conjuntas contra os efeitos das mudanças do clima.

O prefeito explicou que essa articulação ocorre, principalmente, por meio do programa Cidades Verdes Resilientes, do qual integra a coordenação nacional representando a Associação Brasileira de Municípios. Marten também participa do programa Adapta Cidades, que pretende qualificar, até o final de 2026, 6 mil servidores públicos em todo o país para aprimorar diagnósticos e o planejamento urbano voltado ao enfrentamento de eventos climáticos extremos.

No dia 12, Marten assinou com a Caixa Econômica Federal um protocolo de intenções, que prevê cooperação técnica na elaboração do Termo de Referência para a futura licitação dos estudos e projetos do Plano de Descarbonização de São Lourenço do Sul. Já no dia 13, firmou o compromisso e a adesão do município à implementação formal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Além dos painéis, o prefeito participou de reuniões bilaterais que resultaram em novos acordos. Um deles foi com a empresa finlandesa Horeb Energy, para a implantação do GreenPlus em São Lourenço do Sul – um catalisador líquido baseado em nanotecnologia que transforma gasolina e diesel em combustíveis de transição energética, reduzindo emissões e o consumo de combustível.

Marten avalia positivamente a participação no evento. “A COP30 foi muito bem-sucedida. Minha participação foi importante porque conseguimos colocar em pauta os temas de São Lourenço do Sul, da região e dos pequenos municípios”, afirmou.

Reunião em São Lourenço do Sul

Nesta terça-feira (25), o prefeito cumpre agenda ambiental em seu gabinete, onde recebe às 16h José Menezes, da Embrapii, para tratar de soluções tecnológicas inovadoras para empresas do município e da Costa Doce. Na ocasião, será anunciado outro protocolo de intenções, desta vez com a empresa francesa NetZero, para instalar uma unidade de fabricação de biochar em São Lourenço do Sul.

Produzido a partir de resíduos agrícolas, o biochar é um potente condicionador de solos, capaz de regenerar áreas produtivas, aumentar a eficiência no uso de fertilizantes, capturar carbono e elevar a produtividade agrícola. A ideia é utilizar a casca de arroz como matéria-prima.

Acompanhe
nossas
redes sociais