Com a presença de dois rio-grandinos, começam neste domingo as semifinais da Terceirona Gaúcha, valendo acesso para a Série A-2 de 2026. Em partidas simultâneas, às 15h, o Rio Grande encara o Guarani de Venâncio Aires, no estádio Aldo Dapuzzo, enquanto o São Paulo visita a Apafut, no campo do Sesi, em Caxias do Sul. Os jogos de volta serão no mesmo horário, dia 30.
Sem a liberação da sua casa, o Arthur Lawson, o Vovô atuou pela segunda temporada no estádio Torquato Pontes, do Riograndense. Entretanto, no domingo passado, pela rodada final da primeira fase, um episódio modificou o formato da parceria entre os clubes. No duelo direto, o Rio Grande venceu por 2 a 1, se classificou e eliminou o Guri Teimoso.
De acordo com o presidente do Riograndense, Paulo André Neves, um atleta do Tricolor teria ofendido um sócio e conselheiro do clube escarlate. O dirigente ressalta que mantém a boa relação com a direção do Vovô, mas que o fato gerou o aumento do valor do aluguel do estádio.
Conforme o vice-presidente do Rio Grande, Claudio Santana, a proposta do Guri Teimoso teria sido feita após o acerto com a direção do São Paulo para uso do Aldo Dapuzzo. Anteriormente, segundo Santana, o Riograndense teria informado o cancelamento do aluguel do Torquato Pontes.
As campanhas
O São Paulo liderou de maneira invicta o grupo B com 16 pontos em seis rodadas. O time do técnico Bruno Coelho deve atuar na Serra com Vitor Pizzatto; Sorriso, Derick Lessa, Vicente e Kauan; Tailer, Maxsuel, Vitinho, Oliveira e Meirelles; Negrinho. Sorriso, ex-Brasil, estreia e será lateral-direito.
Já o Rio Grande, sob comando de Claudio Junior, fez nove pontos na chave com os três representantes rio-grandinos e o lanterna São Gabriel. A escalação para tentar levar vantagem a Venâncio Aires tende a ter João Cassol; Hiago Ribeiro, Matheus, Tody e Pernambuco; Erick, João Pedro, Alvinho, Higor Rosa e Christiel; Matheus Lemons.
Adversários
O Guarani tenta o retorno à Série A-2 após o rebaixamento ocorrido em 2023. O destaque da equipe do técnico Eder Lazzari é o centroavante Lucão. Com sete gols, ele lidera a artilharia da Terceirona. Os volantes Murilo Xavier e Sampson são as caras mais conhecidas do time, que não joga desde o dia 9, quando fez 4 a 2 sobre a Apafut.
A Apafut, por sua vez, vem de goleada no domingo passado por 5 a 2 em cima do Nova Prata. O treinador do time da Serra, que nunca esteve nas duas primeiras divisões gaúchas, é Julio Cesar Nunes. Ele assumiu no início de novembro após a saída de Everson Aguiar, ex-auxiliar do Pelotas, que aceitou proposta de outro clube. O volante Daros, ex-Glória, Brasil-FAR e Gaúcho, é o atleta mais conhecido.
A terceira divisão do RS é uma competição sub-23. Apenas três atletas nascidos antes de 2002 podem atuar por uma equipe em cada partida.
