Reforma no Museu da Baronesa entra na reta final para reabrir em 2026

restauro estrutural

Reforma no Museu da Baronesa entra na reta final para reabrir em 2026

Após cinco anos fechado para reforma, prédio aguarda liberação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI)

Por

Reforma no Museu da Baronesa entra na reta final para reabrir em 2026
A obra de restauro físico incluiu fachadas, cobertura e pisos (Foto: Jô Folha)

Após cinco anos de portas fechadas, o Museu da Baronesa, um dos mais importantes patrimônios de Pelotas, se prepara para receber novamente o público. Com as grandes obras de restauro estrutural concluídas, a expectativa é que o icônico prédio pelotense reabra no início de 2026.

A Diretora de Memória e Patrimônio da Secretaria de Cultura (Secult), Simone Delanoy, detalha que os trabalhos internos estão na reta final. No momento, o foco se detém às instalações técnicas e na preparação do acervo, embora o museu enfrente o desafio final de cumprir exigências de segurança e montar a equipe de trabalho.

O Museu da Baronesa está sem receber visitantes desde 2020, quando foi inicialmente fechado devido à pandemia, passando por obras de recuperação estrutural iniciadas em 2022. A primeira fase de restauro teve um investimento de R$ 1,8 milhão através do edital do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), e foi concluída em dezembro de 2024.

A obra de restauro físico incluiu fachadas, cobertura e pisos, conforme detalha Simone. “O imóvel estava em condições bem precárias, com muitas goteiras, e essas goteiras eram uma ameaça muito grande ao próprio acervo.”

Falta o PPCI

Atualmente, o foco da Secretaria de Cultura está na conclusão das etapas finais de adequação e segurança. O principal entrave é a liberação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), o último item de obras necessário para que o museu possa funcionar legalmente. A previsão é que a execução do plano seja finalizada até dezembro.

Outras pendências

Além disso, equipes da Secult têm realizado a manutenção e reparos do mobiliário e acervo, que está sendo restaurado internamente, e finalizado a instalação de luminárias novas e adequadas para exposições. A próxima etapa crucial é a contratação de pessoal (guias, bilheteria, vigilância, limpeza), dependendo de recursos municipais.

A expectativa, segundo a gestão municipal, é que a data oficial de reabertura seja definida logo após a aprovação do PPCI, mirando o início de 2026.

História

Instalado na antiga Chácara dos Barões de Três Serros – construída em 1864 para o casal Aníbal Antunes Maciel e Amélia Hartley de Britto –, o Museu da Baronesa foi fundado em 1982 e abriga um acervo de objetos originais da família e de colecionadores locais.

Acompanhe
nossas
redes sociais