“Infelizmente a gente não tem essa certeza. Vamos ter no domingo”, disse na sexta-feira (7) o técnico Alessandro Telles sobre a realização ou não da partida contra o São Gabriel, agendada para as 15h de domingo (9), na Boca do Lobo, pela nona e última rodada da primeira fase da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann.
O Pelotas precisa confirmar o favoritismo sobre o lanterna para garantir a liderança e uma vaga direta na semifinal. Porém, o contexto é de indefinição. Por volta do meio-dia deste domingo, a direção azul e ouro publicou nota informando a suspensão da venda de ingressos em função do indicativo de ausência do rival.
O time da Terra dos Marechais entrou em campo neste sábado (8), quando levou 8 a 0 do Riograndense, no Torquato Pontes, em Rio Grande, pela quinta rodada da Terceirona. Segundo o gestor esportivo do São Gabriel, Luiz Amorim, a direção chegou a tentar – junto à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) – a alteração do jogo contra o Guri Teimoso, mas não obteve êxito.
O dirigente afirma ter entrado em contato com o Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul (Siapergs) para tentar viabilizar a mudança de data. Na quarta-feira, ele garantiu que o clube honraria os compromissos no calendário. Contatado pela reportagem na sexta, Amorim não retornou.
O empecilho envolve o artigo 65º do Regulamento Geral de Competições (RGC) da FGF. De acordo com o texto, um atleta profissional precisa de intervalo mínimo de 66 horas entre duas partidas oficiais. A dúvida é relativa à capacidade do São Gabriel de montar duas delegações diferentes.
Conforme apuração da reportagem, o oponente do Pelotas tinha apenas 17 jogadores disponíveis. Nesta sexta, mais dois foram regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, ambos com vínculo não profissional. De acordo com o artigo 33º do RGC, entretanto, a FGF pode abrir exceções em caso de autorização médica.
Efeitos de um WO
Uma partida pode ser disputada com um mínimo de sete atletas em cada equipe. Se houver quantidade inferior a essa, atraso superior a 30 minutos sem motivo justo ou o simples não comparecimento, o adversário leva a vitória por WO pelo placar de 3 a 0.
“O clube presente fica obrigado a adentrar ao gramado, após assinar a pré-escala do jogo, com uma antecedência de cinco minutos do início da partida ou no prazo estipulado em regulamento específico”, cita trecho do artigo 75º do RGC da FGF.
Cadinho fora, suspensos e pendurados
O Lobo não terá Cadinho no restante da Copinha. Substituído no intervalo do Bra-Pel, quando sentiu dores no joelho direito, o meia-atacante teve diagnosticada uma lesão no menisco. O problema tira o jogador da temporada.
O goleiro Rodrigo Mamá e o volante Lucas Hulk cumprem suspensão neste compromisso que não deve ocorrer. Nicolas Ferri, Vitor Oliveira e Cristiano estão pendurados com dois amarelos. Os cartões zeram para as fases eliminatórias.
Prováveis escalações
Pelotas: Bruno Cantelle; Nicolas Ferri, Michel Bennech (ou Douglas Zielke), Darlan e Adryel; Vitor Oliveira (ou Marlon Bica), Vinícius Kiss, Gustavo Ermel, Jean Roberto e Victor Lima; Cristiano. Técnico: Alessandro Telles.
São Gabriel: não deve comparecer à partida.
Horário: 15h deste domingo.
Transmissão: Rádio Pelotense 99,5 FM e YouTube @ahoradosul.
Árbitro: Edimilson Fernando dos Santos da Luz.
Local: Boca do Lobo.
