Só uma vitória sobre o Esportivo confirma o Brasil direto nas semifinais da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann sem depender de resultado paralelo. Se vencer o jogo das 15h deste domingo, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, o Xavante pula a segunda fase classificatória e fica a quatro partidas do título. Caso empate, torce por tropeço do Gaúcho contra o Juventude, em duelo paralelo em Passo Fundo. Derrota na Serra forçaria o Rubro-Negro a entrar em campo provavelmente já na quarta-feira pela repescagem.
A delegação viaja neste sábado com desfalques e uma novidade. O técnico Gilson Maciel ganhou na sexta-feira o reforço de Johann, 24 anos. Natural de Porto Alegre, o atacante, que também atua como lateral-esquerdo, foi formado na base do São José. Ainda passou por Garibaldi, Veranópolis e Blumenau até chegar ao Aimoré, clube pelo qual disputou a Série A-2 do Gauchão da atual temporada. Marcou três gols na Divisão de Acesso. Ele saiu no BID da CBF e pode estrear.
Por outro lado, Márcio Jonatan se soma a Wesley Santos na lista de baixas. Titular no Bra-Pel com a camisa 11, MJ tem um problema muscular. “A necessidade fez com que a gente fosse para o mercado”, resumiu Maciel em entrevista coletiva. “A gente tem um grupo muito pequeno. Perdemos o Klein. No clássico, tive que montar toda uma estratégia porque perdemos um jogador importante, o Wesley. Conversamos com a diretoria que a gente precisava de mais um jogador com essa característica, de extrema”, disse.
Não há jogadores suspensos. Yuri, Murilo e Patrikão estão pendurados com dois cartões amarelos. A linha defensiva escalada no Bra-Pel pode ser mantida, enquanto Thiago Góes, Daniel e o próprio Johann se colocam como candidatos a um lugar na linha ofensiva do 4-2-3-1 do Xavante. O oponente do domingo costuma usar cinco defensores, com três zagueiros e dois alas.
“A gente conhece cada estilo de atleta, treinador. Analisa, observa. É uma equipe forte, que tem feito gols de bola parada”, analisou Maciel a respeito do trabalho de Márcio Nunes. Em 2017, aliás, o atual treinador do Brasil dirigiu o então zagueiro no São Paulo de Rio Grande durante o Gauchão. Para encarar o Xavante, o Tivo ganha o retorno do atacante Matheuzinho, ex-Brasil, mas o lateral-esquerdo Fabinho, suspenso, está fora.
Prováveis escalações
Esportivo: Lúcio; Augusto, Edmilson, Igor Souza, Davyts e Anderson Prestes; Kauan, Fabiano; Matheuzinho, Janderson (ou Xandy) e Joesley. Técnico: Márcio Nunes.
Brasil: Gabriel Oliveira; Yuri, Jô, Felipe Camargo e Otávio; Alan, Murilo, Silvano, Thiago Góes e Kauê; Patrikão. Técnico: Gilson Maciel.
Horário: 15h deste domingo.
Transmissão: Rádio Pelotense 99,5 FM e YouTube @ahoradosul.
Árbitro: Francisco Soares Dias.
Local: Montanha dos Vinhedos.
