Autoridades pedem ao general Newton Cyro Braga a construção do contorno de Pelotas

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Autoridades pedem ao general Newton Cyro Braga a construção do contorno de Pelotas

Por

Atualizado sexta-feira,
07 de Novembro de 2025 às 13:07

Há 50 anos

Pelotas recebeu a visita do general Newton Cyro Braga, secretário-geral do Ministério dos Transportes. A autoridade fez um giro pelas avenidas Fernando Osório e Duque de Caxias, passando pela BR-116, onde pode ver os danos causados ao município pelo tráfego pesado. Na época o prefeito solicitou recursos para a imediata recuperação das vias e a construção do contorno da cidade.

O chefe do Executivo pelotense foi informado pelo general que o governo federal pretendia dar início em janeiro às obras da construção do contorno definitivo de Pelotas. O prefeito da época, Ary Alcântara, disse que não tinha recursos para recuperar todas as vias danificadas pelo trânsito de caminhões, que trafegavam pela cidade, em função da insistência do contorno.

União de entidades

Juntando-se ao esforço do governo do município, a Associação Comercial de Pelotas e o Centro das Indústrias entregaram um memorando ao general

Newton Cyro Braga para ser entregue ao ministro Dirceu de Araújo Nogueira, dos Transportes, reivindicando a execução do contorno, bem como recursos para a recuperação de avenidas e ruas.

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 45 anos

Alunos participam do Dia da Criatividade na praça

A praça Cipriano Barcelos, conhecida como a praça do Pavão, recebeu 100 alunos do Grupo Escolar Professora Margarida Gastal, com idades entre seis e 16 anos. A visita ao espaço foi motivada pelo Dia da Criatividade, na tarde de 7 de novembro de 1980, e no local os jovens estudantes foram estimulados a participar de atividades que envolviam desenho, pintura, escultura e música.

Pelotas celebrou o Dia da Criatividade pela primeira vez em 1979. Naquele ano o evento foi realizado na praça Júlio de Castilhos, atual Dom Antônio Zattera, com a presença de 600 crianças de diferentes escolas do município.

A iniciativa foi do Instituto de Letras e Artes da UFPel, com o apoio das, então, 5ª Delegacia de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O dia 17 de novembro é conhecido mundialmente como o Dia da Criatividade.

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 85 anos

Médicos fundam no município uma sociedade de medicina

Um grupo de 49 médicos liderados por Franklin Olivé Leite, em reunião realizada na Bibliotheca Pública Pelotense, fundou em 7 de novembro de 1940, a Sociedade de Medicina de Pelotas. Posteriormente, a entidade deu origem à Associação Médica de Pelotas e teve sua trajetória profundamente ligada aos cursos de Medicina das Universidades Federal e Católica de Pelotas.

Inicialmente, os médicos contaram com o apoio da Faculdade de Odontologia com um recurso de Cr$100. O início da Sociedade foi em uma sala, onde funcionou até 1961. Em 1952, a SMP se filiou à Amrigs.

Durante as gestões dos presidentes Amaral Silva e Salvador Ferreira, foi uma das incentivadoras da criação da Faculdade de Medicina Leiga, que foi agregada à UFPel. A federalização ocorreu durante a gestão do médico Naum Keiserman.

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais