Ciclone extratropical traz temporais a todo o Rio Grande do Sul

Clima

Ciclone extratropical traz temporais a todo o Rio Grande do Sul

Maior intensidade dos eventos é esperada para as regiões Norte, Noroeste e Nordeste, com possibilidade de inundação

Por

Atualizado sexta-feira,
07 de Novembro de 2025 às 08:49

Ciclone extratropical traz temporais a todo o Rio Grande do Sul
Acumulado de chuva pode chegar a 75 mm até sábado em Pelotas. (Foto: Jô Folha)

A Defesa Civil Estadual monitora, desde o começo da semana, a formação de um ciclone extratropical nas proximidades do Rio Grande do Sul. Conforme os modelos meteorológicos, o evento deve se formar nesta sexta-feira (7) e ter maior intensidade na porção norte do território gaúcho, mas impactando o clima em todas as regiões até a tarde de sábado (8).

De acordo com o Centro de Monitoramento do órgão, nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste, há uma condição de tempestades mais severas, com ventos acima de 100 km/h de maneira generalizada, e potencial para tornados. Também pode ocorrer chuva intensa e granizo de grande porte isolado em toda metade Norte do Estado. Os acumulados oscilam entre 60 e 100 milímetros por dia, podendo atingir os 150 milímetros por dia na região Central. Esses acumulados devem ocorrer em um período de seis a 12 horas, até o início da tarde de sexta. Nas demais regiões, incluindo a Zona Sul, os volumes variam entre 10 e 80 milímetros por dia.

Na madrugada e manhã de sábado é esperado que o ciclone atinja, por completo, o Rio Grande do Sul, mas ainda com mais severidade na porção norte.

A tendência é que, no domingo, uma área de alta pressão favoreça o retorno do tempo estável, com presença de sol e variação de nebulosidade.

Zona Sul

De acordo com o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel, o ciclone vai causar chuvas em grande quantidade entre sexta e sábado, acompanhadas de ventos fortes na Zona Sul. O acumulado de chuva esperado para Pelotas é entre 35 e 60 milímetros na sexta e entre cinco e 15 milímetros no sábado.

O vento também começa a se intensificar a partir do meio-dia de sexta, com rajadas de 50 km/h, podendo chegar a 80 km/h durante a noite. Durante o sábado o vento diminui, tendo o momento mais crítico da passagem do ciclone extratropical pela região Sul esperado entre o meio-dia de sexta-feira e a madrugada de sábado.

Inundações

Por conta da previsão de chuvas intensas, em um curto período de tempo, a Defesa Civil indicou a condição de Atenção e Alerta para os municípios do centro-norte, nordeste e noroeste do Rio Grande do Sul. Podem ocorrer fortes alagamentos em perímetros urbanos destas regiões, conforme a intensidade das chuvas.

Considerando a previsão, há risco de inundação nas bacias do Caí e do Sinos, podendo atingir cota de inundação nos rios Caí, em São Sebastião do Caí e Montenegro, e no Paranhana, que abrange as cidades de Três Coroas e Igrejinha.

Acompanhe
nossas
redes sociais