Com foco na manutenção do crescimento da universidade, no equilíbrio fiscal e na concretização da chamada “Cidade do SUS”, José Carlos Pereira Bachettini Júnior foi reconduzido como reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) pelo próximo quadriênio. A comunicação foi feita, em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, pelo Arcebispo Metropolitano de Pelotas e chanceler da instituição, Dom Jacinto Bergmann.
Bachettini é o reitor mais longevo a ocupar o cargo, estando à frente da universidade desde janeiro de 2012. Formado em Medicina pela UCPel, foi chefe da UTI Geral do Hospital São Francisco de Paula e vice-presidente da Unimed Pelotas. Assumiu o cargo com a proposta de valorizar a postura da universidade de unir ensino e prática, além de qualificar os serviços que são oferecidos para a comunidade, principalmente através do Sistema Único de Saúde (SUS). “São 3 mil novas vagas de cursos de Medicina espalhados pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e isso gera um filtro de quem virá estudar em Pelotas. A escolha passa por qualidade, então não é apenas um desejo, é uma imposição do mundo que está posto no processo educacional e nós só sobreviveremos com muita qualidade. Isso tem que fazer parte do nosso plano”, afirma.
O Arcebispo de Pelotas e chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, reforça a confiança no trabalho que vem sendo desempenhado por Bachettini e sua equipe. “Esse plano estratégico conduzido pelo reitor, que foi compreendido por toda a comunidade universitária, criou uma confiança que se renova”, diz.
Trabalho continua
Recentemente, o curso de Medicina da UCPel ganhou a nota máxima no Ministério da Educação (MEC), um importante indicador para avaliação estrutural e de ensino da universidade. A partir destas conquistas, Bachetti reforça que o intuito não é apenas alcançar os marcos de desempenho, mas manter os cursos nestes patamares.
Com o novo marco da Educação à Distância, que passa a vigorar em 2026, a grade curricular da universidade começa a ser alterada. No próximo semestre já serão ofertados os cursos de graduação em Fonoaudiologia, Nutrição e Ciência de Dados e Inteligência Artificial, com 40 vagas disponíveis em cada um deles. Além disso, mais seis cursos mudam de modalidade: Biomedicina, Engenharias Civil e Elétrica, Estética e Cosmética, Pedagogia e Serviço Social passam de Educação à Distância (EAD) para Semipresencial.
Dívida
Sobre o orçamento para a continuidade do trabalho, o reitor menciona que a última parcela da dívida, de valores originais em torno de R$ 300 milhões, será quitada em 2030. No entanto, as expectativas do conselho fiscal é de que o equilíbrio financeiro já possa estar próximo de ser alcançado no final deste ano, fechando 2025 com as contas no azul, pela primeira vez.
