Secretaria pretende implantar programa em benefício do trabalhador da zona rural

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Secretaria pretende implantar programa em benefício do trabalhador da zona rural

Por

Há 50 anos

Implantar de imediato o Programa de Lotes Urbanizáveis (Prolurb) e treinar a mão de obra voltada para o setor primário foram consideradas as melhores soluções para combater a carência habitacional e minimizar, a curto prazo, o êxodo rural. Essas deliberações surgiram ao final de uma reunião, de cerca de três horas, entre o, então, secretário do Trabalho e Ação Social, Carlos Alberto Chiarelli, e os prefeitos da Zona Sul, em Dom Pedrito.

A carência expressiva de unidades habitacionais foi a grande preocupação demonstrada pelos chefes do executivo. Uma das causas do problema seria o êxodo de trabalhadores do meio rural, atribuíram os prefeitos. Na época, o secretário reconheceu a falta de assistência aos agricultores.

Durante a reunião, Chiarelli estimou que o Rio Grande do Sul possuía cerca de 200 mil pequenas propriedades rurais, a maioria em condições precárias. O secretário ainda afirmou que a Fundação Gaúcha do Trabalho estudava a realização de cursos destinados ao treinamento de mão-de-obra do setor primário. O problema habitacional seria minimizado através da implantação do Programa de Lotes Urbanizáveis, criado para as famílias de baixa renda.
Auxílio

Assim, a Secretaria do Trabalho e Ação Social pretendia proporcionar condições para que os trabalhadores conseguissem casas próprias, ao mesmo tempo em que permitiria a fixação do homem no campo. A profissionalização de menores e a assistência às entidades sociais continuariam paralelamente.

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 21 anos

De Pelotas, Eunice Pratti foi eleita Miss RS 2005

Eunice recebeu a faixa de Fabiane Niclotti (Foto: Reprodução)

Representando Pelotas, Eunice Vieira Pratti foi eleita Miss Rio Grande do Sul 2005. O certame aconteceu no dia 4 de novembro de 2004, em Gramado. A gramadense Fabiane Niclotti (1984-2016) – eleita Miss Brasil Universo, foi quem entregou a faixa para Eunice.

Eunice não conquistou o título nacional naquele ano, ficou em sexto lugar. A jovem passou a faixa no ano seguinte para a Rafaela Koehler Zanela, que foi eleita Miss Brasil Universo.

Há 100 anos

Partido Republicano do Cerrito presta homenagem aos soldados de 1923

Membros do Partido Republicano da Estação Cerrito prestaram uma homenagem aos soldados que defenderam a situação, durante a Revolução de 1923, dois anos antes. No ato foram lembrados os que morreram no ataque a Pelotas em 29 de outubro do mesmo ano.
As autoridades foram de trem até o povoado, que começava a crescer em função da chegada da estação de trem. Saíram de Pelotas, Maciel Moreira, chefe de polícia , capitão Eugênio Rodrigues, conselheiro municipal, representando na solenidade o chefe do partido Republicano, Borges de Medeiros. Também participaram Victor Russomanno, deputado estadual, Antero Moreira Leivas, advogado do Foro de Pelotas, e Jorge Salis Goulart, oficial de gabinete do intendente Augusto Simões Lopes.

Solenidade

Os visitantes foram recebidos com banda de música. À noite, às 21h, foi realizado no Club Republicano, uma solenidade cívica, com a presença da sociedade cerritense. Na parede da entidade estavam fotografias do major Aldrovando Leão, tenente Francisco de Jesus Vernetti, tenente Utaliz Soares e Henrique Leão, homenageados postumamente. Ao lado dessas imagens, estavam fotos também de Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, Flores da Cunha, Pinheiro Machado e Floriano Peixoto.

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais