O grupo criado por Movimentos Sociais e Sindicatos de Pelotas, Solidariedade Pelotas, promove seminário para avaliação do planejamento urbano e assistência técnica para reconstrução das edificações das populações atingidas pelas enchentes. Temas relacionados ao meio ambiente e o contexto atual das mudanças climáticas também terão espaço no debate que ocorre nesta quinta-feira (15), às 13h30min, no Miniauditório 1 do Campus Pelotas do IFSul.
Conforme o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Otávio Peres, na programação do evento consta a reunião de ações e possibilidades de atuações tanto técnica quanto popular para construção de um quadro de mobilização permanente. Neste primeiro encontro, haverá a combinação de falas estruturadas, seguidas de exposições complementares para posterior encaminhamento.
“Da situação das enchentes do primeiro semestre de 2024, ficou evidente um cenário de descaso com as pessoas e com a natureza, em que há necessidade de se reafirmar ações e fazer avançar propostas para tornar a cidade de Pelotas melhor ao seu conjunto de moradores”, avalia Peres.
Estarão presentes instituições de ensino, movimentos sociais, entidades sindicais e a atuação coletiva de ativistas sociais. Além da mobilização, o Seminário vai avaliar causas das catástrofes ambientais.
A organização do evento conta ainda com as participações institucionais da UFPel e IFSul