Dia de Finados movimenta cemitérios e comércio de flores

homenagens

Dia de Finados movimenta cemitérios e comércio de flores

Estimativa é de que mais de 12 mil pessoas visitem os cemitérios pelotenses na data

Por

Dia de Finados movimenta cemitérios e comércio de flores
O Dia de Finados, feriado nacional desde 2002, é um momento de relembrar e homenagear entes queridos (Foto: Jô Folha)

Às vésperas do Dia de Finados, a movimentação para compra de flores e visitação aos cemitérios já começou ao longo da semana. A expectativa é que mais de 12 mil pessoas passem pelos cemitérios São Francisco de Paula e da Boa Vista, além dos mais de 30 localizados no interior de Pelotas.

Desde sexta-feira, dezenas de pessoas passaram pela Rua das Flores, na avenida Duque de Caxias, e também aproveitaram para visitar jazigos no São Francisco de Paula. “Toda semana já teve movimento, hoje está bem agitado. Esse ano estamos com bastante expectativa por causa disso”, relata a supervisora Joice Farias.

O Dia de Finados, feriado nacional desde 2002, é um momento de relembrar e homenagear entes queridos. Além de visitar familiares e amigos, muitos aproveitam para enfeitar os túmulos de figuras históricas. No São Francisco de Paula, o mais procurado é o da cigana Terena. “Ela é sempre mais visitada, não tem outra pessoa que seja mais”, afirma Joice. O cemitério também abriga sepulturas de nomes como Barão de Santa Tecla, Gonçalves Chaves, Coronel Pedro Osório, João Simões Lopes Neto e Antônio Caringi.

Venda de flores

Conhecida como “Natal dos floristas”, a data movimenta o comércio de flores. Neste ano, 16 bancas autorizadas pela Secretaria de Urbanismo (Seurb) estão instaladas na Rua das Flores, na avenida Bento Gonçalves e no calçadão da Andrade Neves, além de ambulantes nas proximidades dos cemitérios urbanos. A venda é permitida das 6h de sábado até a meia-noite de segunda-feira.

Para a proprietária de uma das bancas, Maria Luísa Chagas, as expectativas são positivas. “Já teve bastante venda, o público já está vindo desde segunda-feira e a expectativa é que a gente consiga vender o resto que temos”, afirma. A vendedora Mônica Vaz também se mostra otimista. “Todo ano dá movimento. Se não chover, esse ano acho que vai dar também.”

Segundo Mônica, as flores artificiais têm mais saída durante a semana, mas no feriado as naturais predominam. “Durante a semana, para ficar arrumadinhos, levam artificial, mas no dia mesmo eles procuram a natural.” Entre as naturais, Maria Luísa destaca as rosas, os cravos e os crisântemos.

Preparativos e programação

O Cemitério São Francisco de Paula prepara uma estrutura especial para receber o público, com missas às 8h30min, 10h, 11h e 15h. Devido ao grande movimento, o esquema de segurança foi reforçado com efetivo próprio e vigilância externa.

Transporte coletivo

Linhas com trajeto estendido até o Cemitério Boa Vista:

  • Pestano
  • Getúlio Vargas
  • Arco-íris

Linha que já atende o local:

  • Sanga Funda (passa pela Av. Eng. Ildefonso Simões Lopes com Leopoldo Brod)

Transporte especial:

  • Ônibus da Colônia Z3 até o Cemitério Boa Vista. Saída: 13h30. Retorno: 16h30

Reforço de linha:

  • Fragata (passa em frente ao Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula)

Acompanhe
nossas
redes sociais