Discoteca L. C. Vinholes da UFPel promove Jornada de Fonografia

programação

Discoteca L. C. Vinholes da UFPel promove Jornada de Fonografia

Evento, que ocorrerá nesta quinta (30) e sexta (31), conta com a presença do pesquisador Sandor Buz

Por

Discoteca L. C. Vinholes da UFPel promove Jornada de Fonografia
Ampliação das atividades da Discoteca L.C.Vinholes estimula evento (Foto: Divulgação)

Hoje e amanhã acontece a I Jornada de Fonografia, realização do Laboratório de Etnomusicologia (LabEt) e a Discoteca L. C. Vinholes, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento tem por objetivo promover a memória sonora de Pelotas e fortalecer o patrimônio cultural através de ações integradas. A partir do tema Ressignificando Acervos Sonoros e Musicais, a principal atração do evento é a presença do renomado pesquisador Sandor Buys, do Instituto Moreira Salles (IMS).

O coordenador do evento, professor Rafael Henrique Soares Velloso, conta que a ideia da Jornada surgiu a partir de uma ampliação das atividades do Laboratório de Etnomusicologia, incluindo a Discoteca L. C. Vinholes, que vai se tornar um laboratório multiusuário. “Precisamos ampliar o acesso, a ideia é que a gente amplie a coleção e as pesquisas que já acontecem ali para outras áreas do conhecimento, ampliando essa perspectiva de ser um acervo musical, mas de ser um acervo sonoro e uma memória importante para Pelotas e região”, explica Velloso.

Para incrementar a atividade, foi aproveitada a visita de um pesquisador, Sandor Buz, do Instituto Moreira Salles. O músico está no Rio Grande do Sul para fazer uma pesquisa sobre a gravação mecânica, bem presente no Estado. “É a primeira etapa da Fonografia e aqui no Rio Grande do Sul teve uma gravadora, a Casa Elétrica, e teve muita produção”, conta o coordenador.

Em Pelotas ele fará uma interação com os estudantes tanto da graduação em música quanto da especialização em artes e da pós-graduação em artes. “Ele vai ter no primeiro dia essa troca com os estudantes, com um grupo de pesquisa, o grupo de pesquisa da própria discoteca. No dia seguinte ele tem uma visita técnica no acervo, onde a gente vai ter a oportunidade de mostrar o material”, explica Velloso.

Atividades

A agenda desta primeira Jornada contempla distintas atividades abertas ao público. Nesta quinta-feira (30), a partir das 13h30min, ocorrem apresentações dos trabalhos dos alunos e bolsistas do projeto Processos Criativos em Música: Conexões entre Performance, Sociedade e Cultura.

Na sexta-feira (31), a partir das 8h, ocorrerá visita técnica guiada ao acervo da Discoteca L. C. Vinholes, na rua Coronel Alberto Rosa, 62 – Sala 303 – Bloco 1 do Centro de Artes da UFPel. Também amanhã, a partir das 13h30min, Sandor Buys apresenta a palestra Discos fonográficos como fonte de pesquisa: uma metodologia de análise, com ênfase nas gravações acústicas brasileiras (1902-1927), no Auditório do Bloco 1 do Centro de Artes da UFPel, na rua Alberto Rosa, 62, térreo.

Inscrições

As atividades são gratuitas e as inscrições para as apresentações dos projetos, visita guiada na Discoteca e palestra de Buys são realizadas on-line, clicando aqui. Serão fornecidos certificados de presença aos participantes nas atividades programadas. “O evento é aberto à comunidade e a gente estimula que a comunidade participe e conheça melhor esse patrimônio cultural que é acervo da Discoteca L.C.Vinholes”, comenta o coordenador.

Acompanhe
nossas
redes sociais