Massa de ar frio impacta temperaturas na região Sul nesta semana

Clima

Massa de ar frio impacta temperaturas na região Sul nesta semana

Mínimas não devem ser muito baixas, mas tardes não terão aquecimentos como na semana passada

Por

Massa de ar frio impacta temperaturas na região Sul nesta semana
Amanhecer de pouca nebulosidade na Zona Sul. (Foto: Nátalli Bonow)

Semana começa com sol e poucas nuvens na Zona Sul. O amanhecer foi de temperaturas amenas, que devem permanecer ao longo da semana. A entrada de uma massa de ar frio no Rio Grande do Sul faz com que os termômetros não cheguem próximos aos 30ºC, como na semana passada. A máxima prevista para esta segunda-feira é de 23ºC.

O ar mais frio já começou a ingressar no Rio Grande do Sul e terá um importante reforço entre hoje e amanhã. De acordo com a MetSul Meteorologia, como haverá maior nebulosidade e a atmosfera não estará tão seca quanto na última entrada de ar frio, as mínimas não devem ser muito baixas. O maior resfriamento é esperado nos Campos de Cima da Serra. 

A instabilidade frequente com a frente semi-estacionária entre o Sul e o Sudeste do Brasil fará com que as tardes sejam de temperaturas baixas para o fim de outubro, principalmente no meio da semana, entre os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul Catarinense.

Modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia indicam que uma nova massa de ar frio pode ingressar no Sul do Brasil na semana que vem, entre os dias 4 e 5, proporcionando um novo período de temperaturas abaixo da média na região. Essa condição climática tem potencial para ser mais seca que a desta semana e trazer mínimas muito abaixo da média mensal no Rio Grande do Sul.

Chuva do final de semana

A instabilidade registrada em boa parte do Estado, durante o final de semana, foi causada pela chegada de uma frente fria que enfraqueceu e trouxe volumes baixos de precipitação na maioria dos locais por onde o sistema passou.

Acompanhe
nossas
redes sociais